O Mundo de Yang em exposição
O Riopreto Shopping recebe, de 5 a 15 de fevereiro, a exposição “O Mundo de Yang”, que convida o público a mergulhar no universo sensível, poético e bem-humorado criado pelo quadrinista Orlandeli, vencedor do Prêmio Jabuti, um dos mais importantes reconhecimentos da literatura brasileira. A abertura acontece na quinta, dia 5, às 19h, com a presença do autor, que também lança o livro “O Mundo de Yang – Caminho do Meio” e realiza sessão de autógrafos.
Criada em 2015, a série O Mundo de Yang combina tiras, narrativas sequenciais e poesia de forma singular, explorando a essência da vida cotidiana a partir de um mundo de fantasia permeado por filosofia, reflexão e humor inteligente. O protagonista Yang é um personagem curioso e contemplativo, que conduz o leitor por dilemas existenciais, relações humanas e pequenos absurdos do dia a dia, sempre equilibrando leveza e profundidade.
Processo criativo
A exposição revisita os dez anos de trajetória do personagem e apresenta ao público um panorama completo do processo criativo de Orlandeli. Entre os destaques estão os primeiros esboços, a primeira tira publicada, estudos de personagens, simbologias, curiosidades, livros e uma seleção especial de quadrinhos que retratam as aventuras e reflexões de Yang ao longo da década.
“O evento celebra o universo de O Mundo de Yang, uma série que criei em 2015. A exposição revisita esses dez anos e traz desde os primeiros esboços e a primeira tira até HQs que serviram como ponto de partida para a criação da série”, explica Orlandeli.
Lançamento
Além da mostra, o público poderá conhecer o novo livro “O Mundo de Yang – Caminho do Meio”, que reúne materiais já publicados em rede social e histórias inéditas. A obra marca ainda a estreia de um novo projeto gráfico, desenvolvido para celebrar os dez anos da série.
Trajetória
Reconhecido nacionalmente, Orlandeli já publicou trabalhos em vários veículos. Além do Prêmio Jabuti, conquistado com a obra “Mais uma história para o velho Smith”, o autor acumula importantes reconhecimentos como os prêmios HQMix, Ângelo Agostini e CCXP Awards.
O quadrinista também integra o seleto grupo de autores escolhidos por Maurício de Sousa para o selo Graphic MSP, no qual artistas fazem releituras de personagens clássicos dos quadrinhos brasileiros. Pelo selo, Orlandeli já publicou três obras com o personagem Chico Bento: “Arvorada”, “Verdade” e “Viola”.

Redação 



