Carnaval no Recinto e nos bloquinhos espera 300 mil foliões

Carnaval no Recinto e nos bloquinhos espera 300 mil foliões
Juliana Abdalla se diz indecisa sobre qual festa escolher, mas tem certeza: vai fantasiada e bem maquiada - Edvaldo Santos 11/2/2026

Com shows gratuitos no Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto” e 16 blocos nas ruas, Rio Preto deve reunir uma multidão de 300 mil foliões nas cinco noites de festa pela cidade. Quem optar pela região, terá carnaval popular em Ibirá e Olímpia e o OBA Festival, em Votuporanga, evento pago. Se a previsão do tempo se confirmar, São Pedro vai até pausar as chuvas nos cinco dias de reinado do Rei Momo.

O Carnaval Rio Preto 2026 deve atingir a capacidade máxima de público nos cinco dias de festa no recinto oficial. A expectativa da organização é reunir até 30 mil pessoas por noite na pista, número liberado pelo Corpo de Bombeiros. Cada um dos blocos deve atrair de 10 mil até 30 mil pessoas, a depender do tipo de atração musical que vai oferecer.

Pela programação divulgada pela Prefeitura, a cantora Ana Castela abre a programação na sexta-feira, 13, ao lado da dupla Neto e Guilherme e do DJ Faísca. No sábado, 14, se apresentam Mari Fernandez, conhecida pelo hit “Parada Louca”, Léo Foguete e Netto DJ. No domingo, 15, a principal atração é Simone Mendes, acompanhada pela banda Batom na Cueca.

Na segunda-feira, 16, sobem ao palco o Bonde do Tigrão e a dupla George Henrique e Rodrigo. O evento termina na terça-feira, 17, com matinê infantil voltada às crianças. A festa fecha a noite com apresentação das irmãs Maiara e Maraisa, com sucessos sertanejos que vão embalar o público até o início da madrugada da quarta-feira.

Para realizar o evento, o prefeito Coronel Fábio Cândido (PL) vai gastar R$ 6 milhões do orçamento municipal, mas argumenta que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico justifica que a cidade arrecadará muito mais, com a geração de empregos diretos e indiretos, além dos turistas que devem ocupar a rede hoteleira de Rio Preto.

Segundo o assessor da Secretaria Municipal de Cultura e coordenador-geral do Carnaval, Eric Soares, a procura por ingressos gratuitos tem sido intensa, principalmente para o show da cantora Ana Castela, que já ultrapassou 30 mil reservas.

"Por conta do alvará que foi dado pelo Corpo de Bombeiros, a capacidade máxima é de 30 mil pessoas por noite. Será a quantidade de pessoas vamos permitir a entrada. É uma medida pela segurança de todos. Acima disso, vamos pedir para as pessoas virem nas outras noites que também tem boas atrações", diz o assessor.

Além de Ana Castela, também registraram alta procura os shows de Léo Foguete e Simone Mendes. De acordo com a organização, sexta, sábado e domingo são os dias mais buscados pelo público, mas segunda e terça-feira também apresentam boa adesão.

O controle de acesso será feito por catracas, com revista e detector de metais. Caso o público atinja a capacidade máxima, novas entradas serão liberadas conforme a saída de pessoas do recinto.

Ao todo, cerca de 700 profissionais atuarão por dia na operação de segurança, entre seguranças privados, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e bombeiros.

Na área da saúde, o evento contará com ambulatório, equipe médica, ambulâncias de suporte básico e UTI móvel, além de integração com o Samu para atendimento de eventuais ocorrências. O esquema especial também será estendido aos blocos de rua.

Entre os itens proibidos estão garrafas de vidro, armas, capacetes e objetos que possam representar risco ao público. Copos térmicos do tipo “Stanley” serão permitidos, assim como recipientes plásticos.

A organização solicitou autorização para permitir a entrada de adolescentes a partir de 16 anos desacompanhados. Menores de 16 anos só poderão entrar acompanhados dos pais ou responsável legal, mediante apresentação de documento. Haverá acesso exclusivo para facilitar a fiscalização.

Os portões serão abertos às 19h nos cinco dias de festa. Na terça-feira haverá matinê das 14h às 17h, com programação voltada ao público infantil. A previsão é que as atrações principais se estendam até entre 3h e 4h da manhã. Além do palco principal, o evento contará com um segundo palco para apresentações de artistas de Rio Preto.

Inimigos do fim

São tantas opções de eventos de carnaval que foliões como Juliana Abdalla, 48 anos, dizem até ficar indecisos sobre quais festas escolher, mas de uma coisa ela tem certeza: vai fantasiada e bem maquiada.

“Com tanta festa dá até indecisão. Ainda não decidi, mas em algum lugar a gente acaba indo. É muito gostoso ter várias opções. Normalmente vou de bermuda e blusinha com cores mais chamativas. Já usei máscara também, aquelas bonitas com plumas, porque tinha baile de máscara e era bem legal”, diz a cabeleireira.

Já a vendedora Kailany Guimarães Mazuche, 21 anos, vai sair de Rio Preto, pegar a estrada e viajar até Votuporanga para participar pela terceira vez do OBA Festival. Para estar lá por pelo menos três noites, vai acompanhada do namorado, Rony Willians Vieira Veras, que estará ao volante.

“Eu fui por dois anos ao OBA Festival aqui em Rio Preto. Como gostei muito do ambiente e das atrações, vou sim até Votuporanga, porque a gente se diverte muito, mas com segurança, já que o ambiente é fechado”, diz a jovem.

Festa e inclusão

Na sexta-feira, 13, abertura do Carnaval, será realizada a 5ª edição do Carnaval Inclusivo, com o Bloco do Nada Igual, formado por pacientes e colaboradores do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, de Rio Preto, todos sob a coordenação da diretora e médica Regina Chueire.

A festa começa às 8h, com uma equipe de voluntários que vai transformar os pacientes em foliões, com tranças, penteados criativos e personalização de adereços para pacientes, acompanhantes e colaboradores.

“O objetivo é garantir que todos entrem no clima da folia com muito brilho e autoestima antes mesmo do primeiro acorde da música”, afirma a médica.

Antes disso, na quinta-feira, haverá mais uma ação de inclusão. A Secretaria Municipal da Mulher, por meio do Departamento de Políticas para Pessoas com Deficiência, vai promover um carnaval gratuito para dezenas de PCDs, entre cegos, deficientes físicos e intelectuais, como forma de inclusão desse segmento da sociedade. (Colaborou Dandara Caroline)

Cidade terá 16 blocos em ação
Imagem da matéria
Diário da Região
O Carnaval de Rio Preto terá recorde de bloquinhos que vão tomar as ruas da cidade, com programação até 22 de fevereiro. Sim, em plena Quaresma, haverá folião pela cidade. As atrações vão do tradicional Bloco do Vasco a novidades como o Grêmio Recreativo São Jorge, que promete lotar parte da avenida Alberto Andaló. Cada um dos 16 blocos deve arrastar cerca de 20 mil foliões.

O tradicional Bloco do Vasco promete repetir o feito do ano passado e colocar 30 mil pessoas por dia nas ruas do bairro Boa Vista. O evento será realizado no domingo e na segunda-feira, dias 15 e 16, a partir das 16h.

“O bloco vem crescendo e hoje é o maior de Rio Preto e um dos maiores do interior do Estado. Desde 2020, quando levamos o evento da sede para a rua, com palco e trio, o público aumentou bastante”, afirma o coordenador Thiago Oliveira.

O bloco também terá programação voltada às crianças. Dentro do clube haverá espaço exclusivo com brinquedos, pintura facial e atividades recreativas. Na praça, a matinê começa às 16h, com a Bandinha no domingo e a Banda Pluft na segunda-feira.

Quem também promete tomar as ruas da cidade é o Bloco das Capivaras, que prevê reunir 25 mil pessoas por dia na sexta-feira, sábado e domingo, entre as ruas Generosa Bastos e Mirassol, no bairro Redentora.

Uma das novidades será o bloco Grêmio Recreativo São Jorge, que vai interditar parte da avenida Alberto Andaló, em frente ao Bar de Reza, com repertório em homenagem às maiores escolas de samba cariocas e paulistas, além de pagode e marchinhas tradicionais.

Para o sábado à tarde, estão programados os desfiles de oito blocos: Bloco das Capivaras, Bloco As Marias Favela Marte, Bloco Só Básico, Blokinho Kombinados, Bloco da Vila Diniz, Bloco do Maquininha, Bloco das Auroras e Grêmio Recreativo São Jorge.

O coordenador-geral do Carnaval, Eric Soares, da Secretaria Municipal de Cultura, afirma que a segurança interna dos foliões será de responsabilidade dos organizadores, que deverão contratar equipes. A segurança pública ficará a cargo da PM e da Guarda Civil. (MAS)

OBA em Votuporanga
Após dois carnavais fazendo a alegria dos foliões em Rio Preto, o Oba Festival realiza a 18ª edição de volta a Votuporanga, com previsão de lotar o Centro de Eventos Helder Henrique Galera, com público estimado em 20 mil pessoas por dia, entre sexta e segunda-feira.

A programação vai do axé de Léo Santana à Banda Eva, liderada pelo vocalista Felipe Pezzoni, até a presença de palco de Claudia Leitte. O evento também traz o ritmo paulistano da Turma do Pagode, a farra carioca do Monobloco, o forró de Wesley Safadão, a voz sertaneja de Luana Prado e a animação dos DJs Dennis e MC Hariel.

Levantamento sobre o perfil dos foliões mostra que 41% dos ingressos vendidos são para pessoas entre 25 e 34 anos, enquanto outros 30% pertencem à faixa de 18 a 24 anos, consolidando a presença dominante da geração Z e dos millennials, segundo dados dos organizadores.

Para o organizador Edilberto Fiorentino, o Caskinha, montar uma programação desse porte demonstra o peso que o Oba Festival conquistou. 

A carnavalesca apresenta como novidade na 18ª edição a distribuição de 12 mil ingressos por noite mediante a doação de alimentos não perecíveis, no espaço batizado de Pista.

No estacionamento do Thermas, em Olímpia, nesta sexta, 13 quem inicia a festa é o cantor Dudu Nobre. No sábado, Mari Fernandez e o Grupo Kibacana. No domingo Luan Pereira e o Grupo Sambalada. Na segunda-feira, Latino e da dupla José e Diogo.

Programação geral
CarnaVirou

Data: 13 a 17/02

Local: Recinto de Exposições

Horário: A partir das 19h

Ingresso: Pista solidária. Camarote Open Bar R$ 250, Camarote Ed For Family R$ 300, Camarote Ed Experience R$ 1.000 e Camarote não open (permitida a entrada de menores acompanhados) R$ 75.

Atrações

Sexta, 13: Ana Castela (foto), Neto e Guilherme e Dj Faísca

Sábado, 14: Mari Fernandez, Léo Foguete e Dj Neto

Domingo, 15: Simone Mendes e Batom na Cueca

Segunda, 16: Panda, Bonde do Tigrão e George Henrique e Rodrigo

Terça, 17: Matinê Infantil e Maiara e Maraisa

Oba Festival

Data: 14 a 16/02

Local: Centro de Eventos Helder Henrique Galera, Votuporanga

Horário: Dias 14 e 16 a partir das 17h: dia 15 a partir das 18h

Ingresso: Pista solidária com 1kg de alimento. Frontstage a partir de R$ 325 (pacote 3 dias), Camarote Lounge a partir de R$ 345 (pacote 3 dias) e Camarote Premium a partir de R$ 725 (pacote 3 dias).

Atrações

Sábado, 14: Wesley Safadão, Kamisa 10, Dennis Dj e Batom na Cueca

Domingo, 15: Léo Santana, Luana Prado, Turma do Pagode e Mc Hariel

Segunda, 16: Monobloco, Cláudia Leitte, Banda Eva e Veigh

Blocos

Bloco das Auroras

Data: 14 e 16/02

Local: Avenida Potirendaba, esquina com a Rua Andálo

Horário: A partir das 17h

Bloco do Saci

Data: 14/02

Local: Mercadão Municipal

Horário: A partir das 10h, com cortejo às 16h

Capota Mas Não Breca

Data: 17/02

Local: Vivendas

Horário: A partir das 11h

Rio Preto Folia

Data: 16/02

Local: Praça do Vivendas

Horário: A partir das 14h

Bloco das Marias

Data: 14/02

Local: CEU das Artes – Nova Esperança

Horário: A partir das 10h

Bloco do Maquininha

Data: 14/02

Local: Campo de futebol do bairro São Deocleciano

Horário: Das 16h às 23h

Bloco do Vasco

Data: 15 e 16/02 (domingo e segunda)

Local: Concentração no Centro Cultural Vasco

Horário: A partir das 16h

Bloco Pinheirinho

Data: 22/02

Local: Represa Municipal – Anfiteatro Nelson Castro

Horário: 14h

Bloco Só o Básico

Data: 14/02

Local: Rua Francisco Giglioti

Horário: 15h

Bloquinho Kombinados

Data: 14/02

Local: Estacionamento do Complexo Swift (Avenida Duque de Caxias, 3.900 – Jardim Seixas)

Horário: 16h

Bloco da Diniz

Data: 14/02

Local: Represa Municipal – Quiosque do Point do Acarajé

Horário: 16h

Grêmio Recreativo Unidos de São Jorge

Data: 14/02

Local: São Jorge Bar de Reza, Avenida Alberto Andaló, 3.754, Centro

Horário: 18h

Bloco Ala Show Império Sol

Data: 15/02

Local: Deck do Mercadão Municipal

Horário: 10h

Bloco da Capivara

Data: 13, 14 e 16/02

Local: Redentora (entre as ruas Generosa Bastos e Mirassol)

Horário: 18h no dia 13 e 16h nos dias 14 e 16

Bloco Rec

Data: 15/02

Local: Rolê em Casa (Rua Bernardino de Campos, entre a Avenida Philadelpho Manoel Gouvea Neto e Rua Pascua Vale)

Horário: 15h

Bloco da Ressaca

Data: 22/02

Local: Represa Municipal – Anfiteatro Nelson Castro

Horário: 13h

Carnavrau

Data: 14 e 16/02

Local: Mixed

Horário: 23h59

Ingresso: A partir de R$ 70 (pista para os dois dias) e Camarote R$ 120 (os dois dias)

Shoppings

Cidade Norte Folia

Data: 13 a 17/02

Local: Shopping Cidade Norte (Bloquinho de Carnaval que percorrerá os corredores do shopping)

Horário: Dia 13 às 19h30; dias 14 e 15 às 16h; dias 16 e 17 das 10h às 21h, com oficinas de pintura

Carnaval no Plaza

Data: 15/02

Local: Praça de Alimentação

Horário: Das 13h30 às 15h30, com apresentação Show Maestria do Samba

Data: 16 e 17/02

Local: Teatro Plaza Cultural

Horário: A partir das 15h, com o Baile Infantil Relicário Folia

Carnaval Riopreto Shopping

Data: 13 a 17/02

Local: Praça 1 de Eventos

Horário: Das 14h às 17h30

Ingresso: R$ 20, além da apresentação de R$ 50 em cupons fiscais de compras realizadas.

Data: 13 a 17/2

Local: em frente à Casa Bauducco

Horário: 16h às 18h