Com apenas um voto a favor, Câmara de Rio Preto rejeita moção de aplauso a Elon Musk
A Câmara de Rio Preto rejeitou nesta terça-feira, 16, moção de aplauso ao empresário Elon Musk, dono do X, antigo Twitter. A proposta foi apresentada pelo vereador Anderson Branco (Novo), em reconhecimento, segundo o parlamentar, à "coragem" do bilionário de expor "supostas tentativas de censura" por parte do STF.
A moção foi votada na esteira de uma série de ataques do empresário a Moraes, a quem Musk chamou de "ditador" por determinar que o X retire do ar publicações consideradas "fake news".
Em votação nominal, apenas Branco foi a favor dos aplausos ao empresário. Parte dos vereadores se absteve de votar ou estava ausente.
'Liberdade de expressão'
Branco defendeu a moção, afirmando que o bilionário sul-africano radicado nos Estados Unidos foi contra a "censura". "Ele respeita a liberdade de expressão de todos", disse o vereador. "Mais uma vez o STF não cumpre seu papel pelas supostas tentativas de censura no X. Em memória da finada democracia, da nossa liberdade de expressão, parabenizo, sim, a coragem de Elon Musk”, acrescentou.
'Desafia a Justiça'
Vereadores que votaram contra, por sua vez, criticaram o empresário. “Acaba de desafiar a Justiça brasileira. Seria uma aberração dar um voto de apoio a um estrangeiro que desafia a Justiça brasileira”, afirmou João Paulo Rillo. O vereador do Psol também chamou o dono do X de "canalha".
Pedro Roberto (Republicanos) também votou contra, dizendo que Musk é "um megaempresário, explorador, oportunista que desrespeita as instituições".
“Eu respeito o estado democrático de direito. Respeito o poder judiciário e a Suprema Corte”, acrescentou Renato Pupo (Avante), que declarou voto contrário.
Bruno Moura (PRD) foi outro parlamentar contra a moção, sob o argumento de que seria desnecessário debater assuntos que não dizem respeito à cidade. “Quando tem essa discussão, caso dos Estados Unidos, do Rio de Janeiro, não serve para nada”, disse.
Jorge Menezes (PSD) também foi contra pelo mesmo motivo apresentado por Moura. "Qualquer vereador que apresentar questões fora de Rio Preto eu votarei contra", disse.
Não votaram
Seis vereadores não estavam em plenário ou on-line na hora da votação e três se abstiveram de votar.
Confira como votou cada vereador
- Anderson Branco (Novo ) a favor
- Bruno Moura (PRD) – contra
- Bruno Marinho (PRD ) - ausente
- Celso Peixão (MDB) - ausente
- Cláudia de Giuli (MD) – ausente
- Francisco Júnior (União Brasil) – ausente
- Jean Charles (MDB) – absteve
- João Paulo Rillo (Psol) – contra
- Jorge Menezes (PSD) – contra
- Julio Donizete (PSD) – contra
- Karina Caroline (Podemos)- ausente
- Odélio Chaves (Podemos) – absteve
- Paulo Pauléra (PP) – não vota
- Pedro Roberto (Republicanos) – contra
- Renato Pupo (Avante) – contra
- Robson Ricci (PSD) - absteve
- Rossini Diniz (MDB) – ausente