Dia dos Pais deve movimentar R$ 41 milhões em Rio Preto

Faltando uma semana para o Dia dos Pais, o comércio de Rio Preto se prepara para receber os consumidores com promoções, ações temáticas e grande variedade de opções de presentes. Segundo o Centro de Estudos Econômicos da Acirp, a expectativa é que a data movimente cerca de R$ 41 milhões na economia local em 2025.
O economista Adnan Jebaley destaca que esse cenário positivo está diretamente ligado ao desempenho do mercado de trabalho. “As 156 mil vagas formais mostram um avanço de 3% em relação a agosto de 2024. Embora a estabilidade no emprego sustente o consumo, é fundamental que os empresários acompanhem de perto indicadores como inadimplência e crédito, para ajustar estoques e políticas de pagamento conforme o ritmo real da economia”, analisa.
Para Jebaley, a data é estratégica. “O apetite de compras em agosto costuma antecipar se o varejo fechará o ano em alta ou precisará ajustar estoques e campanhas para a Black Friday e o Natal. Nesse sentido, um Dia dos Pais forte indica que o público está mais confiante e com maior poder aquisitivo, fatores que influenciam diretamente no ritmo de vendas nos meses seguintes”.
Ele orienta os lojistas a desenvolverem kits temáticos, como combinações de roupas ou experiências personalizadas, além de reforçar a presença digital e garantir estrutura logística adequada para atender a demanda.
EXPECTATIVAS
Apesar do otimismo, Ricardo Ismael, vice-presidente do Sincomercio, adota uma visão mais conservadora. “Trabalhando com um cenário bem realista, a expectativa de venda ficará igual ao do ano passado”. Ele acredita que o atual momento econômico nacional, instabilidades políticas externas e até dificuldades locais, como o novo aplicativo da Zona Azul, impactam na circulação dos consumidores nas lojas físicas.
Além disso, segundo Ricardo, a onda de frio deve favorecer especialmente os setores de vestuário e calçados, independentemente da data comemorativa. “O que pode alterar minimamente este cenário, é se tivermos uma onda de frio considerável ainda no mês de agosto e as vendas aumentaram um pouco por conta do frio e não exclusivamente por causa do Dia dos Pais”.
No comércio, empresários relatam crescimento no interesse por presentes masculinos. Rafael Pereira, proprietário da loja RAVA Multimarcas, afirma: “A gente vê que os pais de hoje estão muito mais ligados em estilo, querendo se vestir bem, acompanhar as tendências, aquele papo de que homem é relaxado com roupa já ficou para trás faz tempo”.
Kits personalizados também são aposta da empresária Vera Lúcia Barbosa, da Casa Flor. “Temos buquês de flores, cestas gourmet com café da manhã, chocolates e bebidas. As pessoas estão buscando cada vez mais formas de demonstrar carinho”. Ela afirma que a procura aumentou cerca de 20% em relação ao mesmo período do ano passado e espera um crescimento ainda maior nos próximos dias.
No setor de cosméticos, Leandro Affini Bagdasaryan, CEO do Grupo KMB O´Boticário, está otimista. “Já observamos crescimento importante na busca por presentes voltados ao público masculino em comparação ao mesmo período do ano passado”.
A rede preparou kits com preços que vão de R$ 97,90 a R$ 378,90, focando em embalagens exclusivas e experiências de presente marcantes.
NACIONAL
No cenário nacional, o Dia dos Pais deve movimentar R$ 27,13 bilhões no comércio e serviços, de acordo com levantamento da CNDL e SPC Brasil, em parceria com a Offerwise. A pesquisa mostra que 65% dos consumidores pretendem comprar presentes, o que representa aproximadamente 106,3 milhões de pessoas. Apesar de uma leve redução em relação ao ano anterior, 31% pretendem gastar mais que em 2024, indicando potencial de crescimento.
SHOPPINGS
O Plaza Avenida Shopping promove uma campanha promocional em parceria com a Poty, entre os dias 1º e 10 de agosto. A cada R$ 300 em compras, os clientes podem resgatar um kit exclusivo com duas cervejas artesanais Trieste.
“A campanha é uma forma de criar conexão entre os clientes e o shopping em datas especiais”, afirma Simone Ponce, gerente de marketing, que projeta um crescimento de 8% nas vendas em relação ao ano passado.
No Riopreto Shopping, a campanha também acontece de 2 a 10 de agosto. Compras acima de R$ 750 garantem uma caneca exclusiva Beer Pints de 360ml. “Ao comprar o presente para seu pai nas lojas do Riopreto Shopping, você ainda pode garantir um brinde exclusivo”, diz Ana Cristina Jalles Guimarães, diretora comercial.
Além disso, o shopping promove a Oficina Kids Dia dos Pais, nos dias 2, 3, 9 e 10 de agosto, das 14h às 17h30, onde crianças a partir de quatro anos podem customizar porta-retratos de MDF. Também estará a mostra no local, entre os dias 7 e 21 de agosto, a 15ª edição da exposição “Pais e Filhos em Foco”, da jornalista e fotógrafa Eloisa Mattos, com retratos que celebram o vínculo familiar.
No Shopping Cidade Norte, a estimativa é de um aumento de pelo menos 10% nas vendas. A campanha local oferece um porta-vinho exclusivo para compras a partir de R$ 350, enquanto durarem os estoques. “Acreditamos que um presente elegante e funcional como o porta-vinho torna a data ainda mais especial”, afirma Elaine Morília, gerente de marketing do shopping. (Colaborou Ana Beatriz Aguiar)