Ato no Calçadão de Rio Preto marca Dia da Mulher Negra

Ato no Calçadão de Rio Preto marca Dia da Mulher Negra
Evento conta com o apoio de diversas entidades e secretarias (FabrícioSpatti/Divulgação)

O Centro de Rio Preto recebe na manhã deste sábado, 27, a 2ª Marcha das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas. Com expectativa de reunir centenas de mulheres, a concentração vai começar às 8h, na praça Rui Barbosa, no Calçadão.

A marcha faz alusão a três datas importantes do movimento feminista, todas celebradas nesta quinta-feira, 25 de julho: o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o Dia Nacional da Mulher Negra e o Dia Nacional de Tereza de Benguela, símbolo da luta contra a escravidão, no século 18, que liderou o Quilombo de Quariterê, no Vale do Guaporé (MT).

Atividades

Durante a concentração, está prevista uma série de atividades, como apresentações artísticas, discursos de lideranças e acolhimento de vítimas da violência contra as mulheres.

Haverá ainda atendimento especializado da Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial.

Passeata

A saída da marcha, com passeata pelas ruas do Calçadão, será também na praça Rui Barbosa, com conclusão prevista para 11h, no mesmo ponto.

“A marcha é muito importante, porque queremos provocar o debate sobre gênero e raça, também sobre oportunidade, educação, trabalho, transporte público e maternidade. Lembrando que as condições das mulheres negras não são as mesmas das mulheres brancas. Temos muitas coisas a serem transformadas para que as mulheres negras possam viver com dignidade”, afirma Thainá da Silva Costa, subcoordenadora da subsede do CRP de Rio Preto, uma das organizadoras da marcha.

Grupos

O ato é encabeçado pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP) de Rio Preto e tem adesão da subsede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Rio Preto, secretarias municipais da Assistência Social, Mulher, Comunicação Social, Cultura e Saúde, além dos conselhos municipais Afro, dos Direitos da Mulher, da Saúde, Unesp/Ibilce, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, além de diversos coletivos e grupos de mulheres e artistas.