Concurso Fotografia na Cidade premia vencedores em evento no Riopreto Shopping

Concurso Fotografia na Cidade premia vencedores em evento no Riopreto Shopping
Norma Vilar foi a responsável por confeccionar o troféu a ser entregue aos vencedores (Guilherme Baffi 12/11/2024)

Rio Preto tem um encontro marcado com a fotografia em preto e branco nesta quarta-feira, 13. A partir das 19h, o Riopreto Shopping recebe a vernissage da terceira edição do Concurso Fotografia na Cidade, promovido pela Revista Bem-Estar, do Diário da Região.

O público poderá apreciar as fotografias selecionadas até o dia 26 de novembro, em uma exposição que promete destacar o talento e a criatividade dos participantes.

Urbano

Neste ano, o concurso estabeleceu que as obras participantes deveriam ser apresentadas em preto e branco, explorando o tema “Urbano”. Essa escolha estética não apenas ressalta as nuances e contrastes da vida nas cidades, mas também provoca uma discussão mais profunda acerca das dinâmicas sociais.

"As imagens fotográficas em preto e branco são mais impactantes e estimulam a nossa imaginação. Nesse sentido, fiquei encantada com a beleza e a qualidade das imagens selecionadas pela comissão do concurso ‘Fotografia na Cidade', as quais poderão ser apreciadas nesta edição especial da Revista Bem-Estar, assim como na exposição realizada no Riopreto Shopping", afirma Patrícia Reis Buzzini, idealizadora do projeto e coordenadora da Revista Bem-Estar.

Paixão

O concurso contou com 74 inscritos de cidades como Rio Preto, Bady Bassitt, Barretos, Catanduva, Fernandópolis, José Bonifácio, Mirassol, Potirendaba e Votuporanga. Tanto profissionais quanto amadores, todos movidos pela paixão pela fotografia, apresentaram suas interpretações sobre a vida urbana, representada não apenas em Rio Preto e região, mas também em grandes metrópoles como São Paulo, Madri e Porto.

Comissão

A Comissão Avaliadora, composta por cinco profissionais renomados, teve a missão de selecionar, de forma anônima, as três melhores imagens para a exposição “Fotografia na Cidade”. Entre os avaliadores estavam Guilherme Baffi, fotojornalista do Diário da Região; José Henrique Chaim, presidente do Fotoclube Rio Preto e Branco e organizador do Circuito Brasileiro Internacional de Fotografia; o fotógrafo Paulo Berton; Ricardo Boni, fotojornalista e co-fundador da BoniPeixe Comunicação; e Sylvia Nogueira Cury, vice-presidente da Confederação Brasileira de Fotografia (Confoto).

Todas as fotos participantes, independentemente da classificação final, passaram por uma curadoria especial para o evento.

Troféu

Os três primeiros colocados no Concurso Fotografia na Cidade receberão um troféu criado pela artista plástica Norma Vilar, que buscou unir fotografia, arte e literatura para compor a escultura em cerâmica.

A inspiração para o troféu veio de uma lente de uma máquina fotográfica antiga de seu marido, o fotógrafo Maurício Oliveira, falecido em outubro deste ano. "A lente é o elemento principal da obra, e foi a partir dela que desenvolvi o design. Ela está sobre uma base que lembra uma paleta de tinta, algo muito comum no universo da arte", explica.

Essência

Além disso, a essência do troféu traz ainda o símbolo da literatura, representado por um lápis. "Tudo isso é envolvido por uma forma humana, que representa o artista. O homem usa essas ferramentas através da fotografia, a arte e a literatura para expressar suas emoções", diz Norma.

A escolha do material também tem um significado especial. A artista optou pela cerâmica, um material com forte vínculo com o patrimônio cultural. "A cerâmica transmite os valores da cultura e tem a capacidade de atravessar o tempo e a história", afirma Norma.

Para criar o troféu, a artista trabalhou com argila marfim, queimada a mil graus para se transformar em cerâmica. "Depois, fiz a esmaltação, usando componentes que se fundem em alta temperatura, criando um acabamento vítreo que protege a escultura", explica. O resultado é uma obra que, além de premiar os vencedores, procura refletir a união entre diferentes formas de arte e cultura.

(Colaboraram Tatiana Pires e Eduarda Prieto)