Summer Fest Vila Dionísio chega à segunda edição em Rio Preto
No embalo dos ritmos que celebram a cultura brasileira, a segunda edição do Summer Fest Vila Dionísio leva drinks refrescantes, chopes especiais e culinária de qualidade ao estacionamento do Shopping Iguatemi Rio Preto a partir desta quinta-feira, 22, até domingo, 25, com muita animação especial para curtir os dias quentes.
GASTRONOMIA
O Summer Fest conta com uma experiência gastronômica recheada das famosas coxinhas, bolinhos, espetos, hambúrgueres e porções dos bares do Vila e do Chico Barrigudo.
“Levamos os espetinhos, os hambúrgueres, mas é impressionante como as coxinhas viraram um símbolo muito marcante. Elas acabam representando mais da metade da venda de tudo que temos de comida nos eventos”, diz Alexandre Zanin, sócio-proprietário do Grupo Vila Dionísio.
Nas bebidas, os destaques desta edição são drinks leves, cheios de personalidade e as criações especiais do Vila Dionísio, como cervejas com frutas e especiarias típicas de verão, além do lançamento da cerveja de tangerina com manjericão e de três receitas de chope desenvolvidas com inteligência artificial.
“Os drinks dessa época também acabam tendo mais procura. Então, além da Caipirinha de limão e a Caipiroska de morango, levamos o Aperol Spritz, que é muito forte no verão e o próprio Gin Tônica, por exemplo. O pessoal que quiser algum ingrediente diferente, como fazer algo com Campari, tem uma liberdade na banca dos drinks”, ressalta Zanin.
MÚSICA
Segundo Zanin, a proposta musical - com uma programação diversificada, regada ao melhor do pop rock, samba, pagode, axé e marchinhas - é diferente dos demais eventos.
Na quinta, 22, o destaque será a Banda Paradise, tocando hits de Coldplay, Imagine Dragons e músicas dos anos 2000. Na sexta-feira, 23, o clima é de samba e pagode, com Mariana Carvalho & Banda. Já no sábado, 24, os sucessos da programação ficam por conta do Samba dos Pretos e Sambalada, preparando a atmosfera rio-pretense para o Carnaval. E no domingo, Otávio Pudim e a banda Trem das Onze encerram esta edição em grande estilo.
“Fazemos o Summer Fest algumas semanas antes do Carnaval, no final de janeiro ou começo de fevereiro, justamente por conta dessa atmosfera. Afinal, já passou Natal, passou Réveillon, passaram os primeiros dias do ano e as pessoas já começam a prestar atenção nas festas de Carnaval”, conta.
Cervejas mais leves
Famoso por sua produção de cervejas artesanais, O Vila Dionisio leva para o Summer Fest rótulos especiais para os dias mais quentes, reforçando a reputação da marca como um dos principais nomes da cena cervejeira do País.
Segundo Zanin, além da proposta de drinks, o evento conta com cervejas mais leves, com mais características dessa época do ano. “Vamos ter mais cervejas com frutas, como a nossa Chili Mango, que recebe manga e também pimenta, de forma bem suave, mas é o suficiente para fazer a combinação”, diz.
Uma novidade desse ano é uma cerveja que além de usar tangerina, conta com manjericão na receita. “Essa é uma combinação que traz um frescor. Essas cervejas estão ali na casa de 4.3, 4.5 de álcool. São cervejas leves, refrescantes, que são muito marcantes”, explica.
“Temos uma Berliner Weisse, que é um estilo de cerveja alemã um pouquinho mais acidificado, que leva frutas vermelhas. Temos também a nossa tradicional cerveja com gengibre, temos a Yellow, que é a nossa cerveja com frutas amarelas. A nossa cerveja de cajá, que é super premiada. Claro que tem as tradicionais, como Pilsen e a Munique, que é nossa Oktoberfest”, completa Zanin.
As Cervejas IPAS também estão no cardápio, mas de uma forma especial. “Levamos algumas IPAS, mas mesmo assim a gente faz questão de levar aquelas mais leves, variando ali de 4.5 até 6% de álcool. Já aquelas cervejas mais alcoólicas, mais encorpadas, a gente acaba deixando para os outros eventos”, pontua.
PRODUÇÃO ESPECIAL
Zanin ressalta que várias dessas cervejas, seja com frutas, com especiarias ou produções especiais, são cervejas fabricadas apenas para os eventos.
“Boa parte dessas cervejas não se encontra no Vila ou no Chico, onde temos 10 rótulos das nossas cervejas. Já nos eventos, conseguimos levar até uns 20 rótulos de cervejas diferentes. Como na nossa fábrica temos tanques de 300 litros, conseguimos fazer produções menores e específicas só para agradar um determinado evento. A gente tem essa facilidade”, conclui Zanin. (SB)
Cerveja com toque de IA
Para esta edição do Summer Fest, Zanin conta que desenvolveu três rótulos de cervejas alemãs com ajuda de inteligência artificial: uma Altbier, típica da região de Düsseldorf, uma Kölsh, típica da região de Colônia e uma Rauchbier, com malte defumado.
“Ela traz algum defumado no aroma e no sabor. Essa é fantástica para acompanhar um espetinho, um hambúrguer, porque harmoniza aquele defumado com a carne”, conta.
“Eu sou o cervejeiro que desenvolvo as cervejas e uso vários livros como referência para desenvolver as receitas e escolher os ingredientes. Dessa vez, eu utilizei aplicativos de inteligência artificial para moldar as receitas”, completa Zanin.
As cervejas Altbier e a Rauchbier participaram do concurso do Brazilian Beer Award, que aconteceu em novembro, e receberam medalha de bronze.
“No primeiro concurso que apareceu, na primeira produção. Isso é algo muito raro, porque geralmente quando fazemos uma produção, temos sempre algum ajuste, alguma correção para fazer para a próxima produção. A Kölsh não tinha ficado pronta a tempo, por isso que ela não foi, mas ela também ficou excelente. E essas cervejas são cervejas leves também, elas estarão presentes no evento para o pessoal degustar”, conclui Zanin. (SB)

Redação 



