Delegacia da Mulher inicia atendimento 24 horas no sábado em Rio Preto

A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Rio Preto passará a funcionar 24 horas por dia a partir das 8h de sábado, 8. A data foi escolhida pelo governo do Estado de São Paulo para homenagear o Dia Internacional da Mulher. Diariamente, são emitidas, em média, quatro medidas protetivas para vítimas de violência doméstica na cidade.
Atualmente, a DDM atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Fora desse horário, nos finais de semana e feriados, os casos de violência contra a mulher são encaminhados para as centrais de flagrantes, que funcionam 24 horas por dia.
Para funcionamento 24 horas, delegados escalados pela Seccional vão trabalhar, de segunda a sexta-feira, no atendimento noturno - junto com um escrivão e dois investigadores, todos escolhidos pela Seccional. De sábado e domingo, a escala será feita pelas quatro delegadas e um delegado lotados na DDM de Rio Preto.
Medida
Por decisão da Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo, todas as dez cidades sedes de Deinter (Departamentos de Polícia Judiciária do Interior) contarão com DDMs funcionando 24 horas, como parte do pacote de medidas do governo estadual para proteção das mulheres.
O plantão 24 horas da DDM de Rio Preto será inaugurado por Dalice Aparecida Ceron, delegada com mais tempo de serviço na unidade e também coordenadora.
De acordo com o esquema definido pela Delegacia Seccional, o atendimento normal das vítimas será mantido de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com a equipe de delegadas da DDM. Das 19h às 7h, o atendimento será realizado por uma equipe composta por um delegado,
Necessidade
Presidente do Conselho Municipal de Direito das Mulheres, Lenina Vernucci da Silva comemora a medida como a concretização de uma antiga reivindicação do movimento de mulheres e destaca a importância.
"Estamos felizes, mas esperamos que haja estrutura adequada para esse atendimento. É fundamental contar com psicólogas e assistentes sociais 24 horas para acolher as vítimas e seus filhos após um caso de violência. Além disso, todos os delegados e policiais devem passar por treinamento para garantir um atendimento realmente especializado", afirma.
Lenina também ressalta a necessidade de transferir a DDM para um prédio com melhores condições para acolher as vítimas de violência, uma vez que o imóvel atual, localizado na rua Floriano Peixoto, já não comporta a demanda crescente.
Novo sistema
O comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar de Rio Preto, coronel Fabiano Crestani, acredita que a mudança melhorará o atendimento dos casos de violência contra a mulher na cidade.
"Da parte da PM, haverá alteração no direcionamento das ocorrências fora do horário de expediente. Antes, os casos eram apresentados na Central de Flagrantes, agora passarão a ser encaminhados diretamente à DDM, o que é muito positivo, pois garante um atendimento especializado. As mulheres vítimas de violência doméstica receberão um suporte mais dedicado e imediato", afirma.
Com o funcionamento da DDM 24 horas em Rio Preto, a Guarda Municipal prevê mais agilidade no atendimento. "Permitindo que as equipes e viaturas retornem mais rapidamente ao patrulhamento", afirma o subcomandante da Guarda Municipal, Márcio Martino.