Famerp realiza evento para debater pesquisas sobre o uso da Ayahuasca na saúde

Famerp realiza evento para debater pesquisas sobre o uso da Ayahuasca na saúde
Famerp realiza encontro sobre Ayahuasca (Guilherme Baffi 13/4/2018)

A Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) promove nesta sexta-feira, 3, o evento “Atualizações Biopsicossociais e Antropológicas no Estudo da Ayahuasca: Elaborações Éticas e Caminhos Sustentáveis”. 

O encontro tem por objetivo promover trocas entre profissionais da saúde, estudantes dos cursos de medicina, psicologia, enfermagem e autoridades que se debruçam sobre o tema no contexto brasileiro. 

Em sua última edição, no ano de 2022, o evento discutiu a necessidade de dirimir preconceitos envolvidos no estudo da ayahuasca, considerando que ensaios clínicos atuais demostraram evidências de potenciais terapêuticos da ayahuasca no tratamento da depressão e outros transtornos psiquiátricos. 

“Para este ano, o evento trará como foco a interação entre as questões biológicas, psíquicas e sociais numa intersecção com os fatores antropológicos que estão no cerne dos estudos acerca dos povos originários e sua forma de entender os processos de saúde/doença”, afirma Gláucio Camargos, mestre em psicologia e doutor em ciências da saúde, que coordena o encontro.

O evento terá a presença do professor e pesquisador Robson Savoldi, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Pernambuco - UFPE, que desenvolve estudos sobre o tema e também da xamã Alana Silveira, responsável do Instituto Xamânico "IX Somos Um”.

As palestras começam às 14h e encerram às 16h30.
Para participar do encontro, que é gratuito, basta formalizar a inscrição pelo link https://docs.google.com/forms/d/1q3TxLug0Df-qvg7sjcrYZ8Zl0G-JfLwPMPQZOfZOmTY

Haverá entrega de certificados de participação.

Informações pelo telefone 17 99181-5355.