Frente fria vai derrubar a temperatura na região de Rio Preto

Frente fria vai derrubar a temperatura na região de Rio Preto
Mapa mostra que a frente fria (em azul) vai chegar a grande parte do País, incluindo a região (Reprodução)

A partir de sexta-feira, 9, o rio-pretense terá cinco dias de oportunidade para usar os figurinos de inverno que ficam guardados no armário o ano inteiro. A temperatura vai cair, podendo chegar a 8 graus no sábado, 10. A previsão é do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (Ipmet) de Bauru.

De acordo com a meteorologista Rita Cerqueira, uma massa de ar frio típica do mês de agosto chega à região de Rio Preto na sexta-feira à tarde, fazendo cair as temperaturas.

“Não há previsão de chuva, mas pode ser que neste primeiro dia seja registrado uma garoa fina em pontos isolados”, disse.

A especialista afirma que os satélites apontam para mínimas entre 8 e 12 graus no sábado, 10, o dia mais frio do período. As temperaturas seguem amenas até quarta-feira, 14.

“Embora não seja o frio mais severo registrado, a gente sabe que em se tratando de Rio Preto, que é uma cidade que registra forte calor, a diminuição da temperatura tem impacto na rotina da população”, afirma.

A cidade registra 37 dias sem chuva. O impacto da estiagem pode ser sentido na Represa de Rio Preto, cujo vertedouro secou nesta semana. De acordo com o engenheiro sanitarista José Mário Ferreira de Andrade, para agosto são esperados 18 milímetros de chuva.

O site Climatempo aponta para temperatura mínima de 14 graus na sexta-feira, 9. O dia será de sol com muitas nuvens, com períodos nublados e chuva a qualquer hora.

No sábado, 10, a mínima chega a 9 graus e sobe um grau por dia até terça-feira, 13. A partir de quarta, 14, o clima fica mais agradável, com temperatura a partir dos 15 graus, podendo alcançar 29 graus de máximas.

Na quinta-feira, 15, tudo volta ao normal em Rio Preto, com máximas em 38 graus.

Dia mais frio

Se a previsão se concretizar, Rio Preto terá os dias com mais frio no ano. Até o momento, a menor temperatura registrada na cidade em 2024 foi 11 graus, no dia 30 de maio, segundo medição da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).