HB faz ação em shopping de Rio Preto sobre doação de órgãos

HB faz ação em shopping de Rio Preto sobre doação de órgãos
Ação acontece nesta quinta-feira, dia 26, no shopping Cidade Norte, das 10h às 14h (Johnny Torres)

Referência em doação e transplante de órgãos, o Hospital de Base promove ação de conscientização sobre a doação de órgãos nesta quinta-feira, dia 26, no shopping Cidade Norte, das 10h às 14h. 

Profissionais da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do hospital participam da atividade orientando a população sobre a importância da doação de órgãos e de promover conversas com familiares sobre o tema.

Além disso, haverá realização de exames gratuitos de aferição da pressão arterial, exames rápidos de hepatites C, além de tipagem sanguínea, uma vez que para receber um órgão o receptor precisa ser compatível com o sangue do doador. 

Bom índice

A região de Rio Preto já tem conseguido importantes avanços na área de captação de órgãos, alcançando 45 doadores de órgãos por milhão de habitantes, índice muito próximo da Espanha, referência para o mundo, com 49 doadores por milhão de população.

João Fernando Picollo de Oliveira, nefrologista e coordenador da OPO, ressalta que a graças aos treinamentos, capacitações e atualização constante dos profissionais, a organização atingiu números de doadores mais do que o dobro do Brasil, que tem cerca de 20 doadores por milhão.

Atualmente, no Brasil, a taxa de autorização das famílias é 55% e na região de Rio Preto esse número é de 75%. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil é referência mundial em doação e transplantes de órgãos, garantido de forma integral e gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), responsável por financiar e fazer mais de 88% de todos os transplantes de órgãos do país.

Referência em transplantes

O Hospital de Base é referência nacional em transplantes de órgãos e tecidos (córnea, rim, medula óssea e fígado), tendo realizado cerca de 4.500 procedimentos desde o início de suas atividades. O HB é uma das poucas instituições do país a centralizar esses procedimentos com autorização do Ministério da Saúde.