Jair Lemos faz primeira exposição individual em Mirassol
Com o tema “Cores & Coisas Naif”, o jornalista e artista plástico Jair Lemos realiza a partir desta sexta, 6, até o dia 13 de dezembro a sua primeira exposição individual em Mirassol.
Com cerca de 30 obras, criadas entre 2018 e 2024 em estilo Naïf, o conjunto vai de temas como folclore, lendas, festas religiosas, costumes e outros.
A exposição, apoiada pela Prefeitura de Mirassol, através do Departamento de Cultura e Turismo, ficará montada no Centro Cultural, localizado no antigo prédio do Mercado Municipal. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9h às 17h e no sábado das 9h às 12h.
“É com muita satisfação que realizo minha primeira exposição individual na cidade, podendo mostrar ao público uma boa parte de minhas obras, algumas com temas inspirados na própria história mirassolense”, diz Lemos.
Jair Lemos exerceu a profissão de jornalista nos principais jornais da região, e somente depois de aposentado passou a pintar, por influência do amigo também pintor Orlando Fuzinelli, que morreu neste ano. “Esta exposição é dedicada a ele, que foi o responsável por me fazer acreditar que podia pintar. Como cresci em Embu das Artes, acredito que trouxe de lá a sensibilidade para a arte”, disse.
Desde que começou a pintar, Lemos angariou prêmios e menções honrosas ao ser selecionado para inúmeras exposições coletivas e bienais no Brasil e no exterior, com destaque para as bienais de Piracicaba (Brasil), Nova Gaia (Portugal) e Santiago de Cuba (Cuba).
Atualmente, o artista está com uma série de dez obras inspiradas na história da Estrada Boiadeira do Taboado, importante via que cortou a região no passado e impulsionou seu desenvolvimento.
“Pela sua importância regional pretendo levar esta série para todas as cidades onde a estrada passou, incluindo Mirassol (hoje a Rua Prudente de Moraes). É a história contada através da pintura”, conclui o artista.