Polícia vai investigar morte em acidente com paramotor em Rio Preto
O laudo pericial do paramotor será o ponto central do inquérito aberto no 4º Distrito Policial para investigar a morte de Guilherme Cestari Ferreira, 36 anos, durante um voo na tarde de domingo, 28, em Rio Preto.
Segundo informações do boletim de ocorrência, moradores da região ouviram o momento em que Guilherme realizava as manobras típicas deste tipo de voo. Momentos depois, a vítima caiu com o paramotor de uma altura de aproximadamente 30 metros, na rua Odair Faria, em um loteamento urbano na zona Oeste de Rio Preto.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas Guilherme morreu no local.
"Pelo que deu para perceber, após tocar o solo, ele ainda foi arrastado por alguns metros, com o motor caindo sobre o corpo dele, inclusive com pressão sobre a cabeça. O corpo tinha múltiplas fraturas causadas pelo impacto da queda", diz o delegado Allan Soares, que estava de plantão e foi até o local do acidente. "O motor foi apreendido porque testemunhas disseram ter ouvido dois barulhos estranhos antes da queda acidental. Portanto, será necessário ver se houve problema com o equipamento", diz o delegado.
A investigação do caso será conduzida pelo delegado Amaury Scheffer de Oliveira Junior, que também deve tomar os depoimentos do instrutor de voo da vítima e de testemunhas da queda.
Investigação
Além da Polícia Civil, o acidente também vai ser apurado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão do Comando da Aeronáutica.
Em nota, o Cenipa informou que o veículo era de uso exclusivo de desporto e recreação, não detentor de certificado de aeronavegabilidade. "Operava de acordo com o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) 103".
Segurança
Presidente da Confederação Aerodesportiva Brasileira de Paramotor e Paratrike, Cláudio Sérgio Tonheta garante que o esporte é seguro, mas ressalta ser necessário tomar muitos cuidados preventivos.
"Precisa fazer revisão periódica do motor, colocar sempre combustível e óleo de excelente qualidade. Outra atenção especial é a verificação das hélices, porque se forem de madeira há um risco de afrouxarem os parafusos com o tempo. Antes de voar, sempre checar as condições do tempo, pois podem interferir muito no voo", afirma o presidente.
Esposa e filha
Rafaela Silva, esposa da vítima, está grávida e fez uma declaração pelas redes sociais.
"Eu ainda não acredito que perdi o amor da minha vida, não sei como vou viver sem você. Você era a pessoa mais maravilhosa da vida. Te prometo que vou dar o melhor para nossa menina. Obrigada por tudo que vivemos juntos, por me fazer tão feliz. Descansa em paz meu amor. Te amo e te amarei para sempre".