Quanto vou pagar de IPVA em 2025? Governo divulga tabela de valores venais dos veículos

Quanto vou pagar de IPVA em 2025? Governo divulga tabela de valores venais dos veículos
A frota total no Estado de São Paulo é de aproximadamente 29,4 milhões de veículos (Guilherme Baffi)

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do estado de São Paulo (Sefaz-SP) divulgou a tabela dos valores venais que vão servir de bate para calcular o IPVA, que é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores em 2025.

Para consultar, basta acessar o Sistema de Veículos (Sivei) e digitar a placa do veículo. O sistema vai indicar o valor venal, que deve ser usado para calcular o IPVA.

Segundo o governo, a pesquisa foi encomendada à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de quarta-feira, 18.

As alíquotas do imposto para veículos particulares novos e usados permanecem as mesmas:

  • 4% para carros de passeio;
  • 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado;
  • 1,5% para caminhões;
  • 1% para os veículos de locadoras, registrados em São Paulo.

Como fazer o cálculo

Após consultar o valor venal do seu veículo, utilize a alíquota correspondente para fazer o cálculo do imposto.

Por exemplo, se seu veículo é de passeio, basta multiplicar o valor venal por 0,04 em uma calculadora comum. O resultado será correspondente à alíquota de 4% do imposto.

Arrecadação

A Fazenda Estadual prevê arrecadar R$ 30,4 bilhões com o IPVA em 2025. Deste total, descontadas as destinações constitucionais (como o Fundeb), o valor restante é repartido metade para os municípios de registro dos veículos, que devem corresponder ao local de domicílio ou residência dos respectivos proprietários, e a outra metade para o Estado.

Frota

Ainda segundo o governo, a frota total no Estado de São Paulo é de aproximadamente 29,4 milhões de veículos. Desses, 19 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA e 9,4 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação. Cerca de 950 mil veículos são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento (como taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos). 

Os recursos do imposto são investidos pelo governo estadual em obras de infraestrutura e melhoria na prestação de serviços públicos como os de saúde e educação. 

Calendário de pagament​o​​​

​Os proprietários poderão escolher entre as seguintes formas de pagamento com vencimentos de acordo com o final de placa do veículo:​​​ 

À vista​​​​

  • Cota única em janeiro​, com desconto de 3%;
  • Cota única em ​​fevereiro, sem desconto;

​​Parcelamento​​​

  • Em até 5 vezes, de janeiro a maio, sem desconto, de acordo com cota mínima:​

​Os caminhões têm prazos diferenciados: para o pagamento integral em janeiro é concedido desconto de 3%; Aos que escolherem pagar em cota única, sem desconto, é 22 de abril. Para os proprietários que optarem pelo parcelamento em três, quatro ou cinco vezes, sem desconto, os vencimentos são em 20 de março, 20 de maio, 20 de julho, 20 de agosto e 20 de setembro.​