Acusado de matar dois seguranças após ser expulso de boate vai a júri em Rio Preto
Será realizado nesta quinta-feira, 5, o júri popular do réu Fernando Damasceno Silva, 29 anos, acusado de matar a tiros dois seguranças após ser expulso de uma boate em Rio Preto. O crime aconteceu em agosto de 2022 e gerou grande comoção na cidade.
Segundo informações da denúncia, Fernando estava acompanhado do amigo Luciano Felix da Silva, 28, que se envolveu em uma confusão dentro da boate, localizada na avenida Nossa Senhora da Paz.
Quando Luciano estava sendo retirado do local por seguranças, Fernando tentou impedir e também foi arrastado para fora. Os dois chutaram a porta, tentando entrar novamente, mas acabaram desistindo e foram embora.
Cerca de duas horas depois, a dupla retornou à boate. De acordo com as investigações, Luciano chegou de moto, transportando Fernando na garupa.
Eles desceram da motocicleta e foram até a portaria, onde se depararam com os seguranças Fernando Costa Chagas, 42 anos, e Silmara da Silva, 52.
Para a Polícia Civil, foi Fernando quem sacou uma pistola calibre 380 e atirou contra as vítimas para se vingar. Tanto Silmara quanto Chagas foram atingidos por um tiro nas costas e não resistiram.
Fernando e Luciano foram pronunciados por homicídio duplamente qualificado por motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa das vítimas. O processo foi desmembrado porque Luciano recorreu da sentença, por isso só Fernando será julgado nesta quinta-feira, 5. A data de julgamento de Luciano ainda não foi marcada. Ambos estão presos preventivamente.
O réu é representado pela advogada Karen Requena. “Fernando é réu confesso em relação ao segurança Chagas, porém a bala que atingiu Silmara foi um acidente. Ele não tinha intenção de matar a mulher”, afirma. A advogada adiantou que vai pedir o afastamento das qualificadoras. Se o réu for condenado por homicídio qualificado, a pena pode variar de 12 a 30 anos. Já o homicídio simples, que será a tese da defesa, tem pena de 6 a 20 anos.
O julgamento, que é aberto ao público, está marcado para 13h30 no Fórum central de Rio Preto.