Aliados do Coronel Fábio ficam com maioria das comissões na Câmara de Rio Preto

Aliados do Coronel Fábio ficam com maioria das comissões na Câmara de Rio Preto
Vereadores conversam na sessão desta terça-feira, 21 (Guilherme Baffi 21/1/2025)

Em sessão que durou cerca de quatro horas, os vereadores de Rio Preto chegaram a acordo para definir a composição das 24 comissões permanentes na Câmara.

As comissões são cruciais para dar andamento a projetos na Câmara e ainda têm poder de convocar secretários. A primeira sessão ordinária da atual legislatura teve ainda a aprovação de 700 indicações com pedidos ao Executivo, requerimentos, moções, leituras de propostas, discursos. Até uma cachorra que está para adoção ocupou a Tribuna.

Com maior quantidade de parlamentares eleitos, o PL tem representantes na maioria das comissões. O partido tem cinco vereadores e emplacou representantes em 15 comissões.

Com a adesão de partidos que já declararam apoio ao governo do Coronel Fábio Candido (PL), como Republicanos e PSB, o prefeito de Rio Preto garantiu - ao menos na teoria - o domínio de aliados nas comissões, incluindo a mais estratégicas.

As tratativas de acordo ficaram a cargo do vice-presidente da Casa, Paulo Pauléra (PP). O secretário de Governo de Rio Preto, Dinho Alahmar, acompanhou a sessão. Apesar de alguns percalços no início da sessão, conduzida pelo presidente da Câmara, o neófito Luciano Julião (PL), com indicação por parte de alguns parlamentares para que a composição de algumas comissões fossem decididas no voto, o "acordão" prevaleceu.

A formação da principal comissão, a de Justiça e Redação, ficou semelhante à mesma dos últimos dois anos. No entanto, o governo conta com apoio dos parlamentares definidos. Bruno Marinho (PRD) vai presidir a comissão, que terá ainda como membros Francisco Júnior (União Brasil) e Odélio Chaves (Podemos). A comissão de Justiça emite parecer em todos os projetos e tem poder até para barrar propostas, caso seus integrantes apontem inconstitucionalidade da mesma.

Outra comissão cobiçada, a de Finanças, será presidida por Alex Carvalho (PSB), partido aliado do Coronel. Também foram definidos suplentes das comissões.

Clique aqui para ver Composição das comissões da Câmara

Cachorra

O vereador Alexandre Montenegro (PL) levou uma cachorra à Tribuna da Câmara. Ele disse que o animal foi resgatado, que estava para adoção, e defendeu a aprovação do estatuto de defesa dos animais, projeto de sua autoria