Aliados do Coronel Fábio ficam com maioria das comissões na Câmara de Rio Preto
Em sessão que durou cerca de quatro horas, os vereadores de Rio Preto chegaram a acordo para definir a composição das 24 comissões permanentes na Câmara.
As comissões são cruciais para dar andamento a projetos na Câmara e ainda têm poder de convocar secretários. A primeira sessão ordinária da atual legislatura teve ainda a aprovação de 700 indicações com pedidos ao Executivo, requerimentos, moções, leituras de propostas, discursos. Até uma cachorra que está para adoção ocupou a Tribuna.
Com maior quantidade de parlamentares eleitos, o PL tem representantes na maioria das comissões. O partido tem cinco vereadores e emplacou representantes em 15 comissões.
Com a adesão de partidos que já declararam apoio ao governo do Coronel Fábio Candido (PL), como Republicanos e PSB, o prefeito de Rio Preto garantiu - ao menos na teoria - o domínio de aliados nas comissões, incluindo a mais estratégicas.
As tratativas de acordo ficaram a cargo do vice-presidente da Casa, Paulo Pauléra (PP). O secretário de Governo de Rio Preto, Dinho Alahmar, acompanhou a sessão. Apesar de alguns percalços no início da sessão, conduzida pelo presidente da Câmara, o neófito Luciano Julião (PL), com indicação por parte de alguns parlamentares para que a composição de algumas comissões fossem decididas no voto, o "acordão" prevaleceu.
A formação da principal comissão, a de Justiça e Redação, ficou semelhante à mesma dos últimos dois anos. No entanto, o governo conta com apoio dos parlamentares definidos. Bruno Marinho (PRD) vai presidir a comissão, que terá ainda como membros Francisco Júnior (União Brasil) e Odélio Chaves (Podemos). A comissão de Justiça emite parecer em todos os projetos e tem poder até para barrar propostas, caso seus integrantes apontem inconstitucionalidade da mesma.
Outra comissão cobiçada, a de Finanças, será presidida por Alex Carvalho (PSB), partido aliado do Coronel. Também foram definidos suplentes das comissões.
Clique aqui para ver Composição das comissões da Câmara
Cachorra
O vereador Alexandre Montenegro (PL) levou uma cachorra à Tribuna da Câmara. Ele disse que o animal foi resgatado, que estava para adoção, e defendeu a aprovação do estatuto de defesa dos animais, projeto de sua autoria