Bases policiais vão monitorar o Calçadão 24 horas até o Natal em Rio Preto
A partir desta sexta-feira, 29, as polícias Civil e Militar e a Guarda Civil Municipal vão reforçar o patrulhamento em Rio Preto e região. A data escolhida leva em conta a chegada da primeira parcela do 13° salário, época de aumento do risco de crimes como saidinhas de banco, e também a Black Friday. As três corporações terão efetivo extra no Centro e colocarão bases no Calçadão, sendo que a da GCM vai funcionar durante 24 horas por dia.
Equipes do Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep) de Rio Preto e do Grupo de Operações Especiais (GOE) vão reforçar as rondas nas imediações das agências bancárias para coibir assaltos. Também devem ocorrer nos próximos dias operações das duas corporações na região central, com foco no Calçadão, para coibir a ação de ladrões e traficantes.
O comércio do Centro vai abrir até as 22h a partir do dia 5 de dezembro. Além da base móvel mantida próximo da Praça Rui Barbosa, na frente do Praça Shopping, a Polícia Militar vai colocar uma outra base na rua General Glicério.
“Vamos reforçar o patrulhamento na região do Calçadão, com alunos da Escola de Soldados que vão fazer o patrulhamento a pé,” explica o capitão Alessandro Deladona, comandante operacional do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM), responsável por Rio Preto.
24 horas
O comandante da Guarda Municipal de Rio Preto, Wellington Aurélio Aparecido da Silva, afirma que a partir de 5 de dezembro será colocado o ônibus da corporação, na praça Dom José Marcondes. O funcionamento será ininterrupto para dar segurança a quem vai fazer as compras e também para evitar casos de furto durante a madrugada.
“O nosso ônibus tem uma câmera com visão de 180 graus e vai estar acoplado à nossa central de monitoramento de todas as câmeras. Também vamos aumentar de seis para 28 o efetivo da Guarda Municipal no Calçadão”, afirma.
Reforço
O comandante do CPI, coronel Márcio Cortez, afirma que o reforço do patrulhamento será feito nas 96 cidades da região. Com preocupação com a próxima saidinha temporária de presos, prevista para acontecer entre o Natal e o Ano Novo, a corporação vai utilizar todas as equipes, inclusive com pagamento extra, a Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar (Dejem).
"Em Rio Preto, principalmente na área central, o planejamento do reforço do patrulhamento foi feito pelo comandante do 17° batalhão, major Fabiano Crestani, com apoio do Baep. Vamos ter Cavalaria e Canil neste trabalho. Vamos ter reforço de efetivo por meio de escalas remuneradas chamadas de Dejem”, diz o comandante.
Ainda não há data confirmada para a próxima saída temporária dos presos, nem há quantidade de detentos que terão direito ao benefício.
Plantão
O diretor da Divisão Especializada em Investigações Criminais (Deic) de Rio Preto, Fernando Tedde, afirma que a Polícia Civil vai colocar uma base móvel no Calçadão, com equipe para atender vítimas de furtos e roubos no Centro. A estratégia começou no ano passado e será repetida em 2024.
Atenção redobrada
Conforme o Diário publicou, o comércio de rua de Rio Preto ficará aberto até as 22h a partir do dia 5 de dezembro. Aos sábados, o horário de funcionamento também será estendido, com expediente das 9h às 18h. Já aos domingos o comércio de rua abrirá das 9h às 17h. A única exceção é no dia 8 de dezembro, um domingo, feriado de Imaculada Conceição. Nesta data, o comércio abrirá das 9h às 15h.
Para quem for às compras, seja no comércio de rua ou nos shoppings, o conselho dos agentes de segurança é o mesmo: ficar atento e não deixar nenhuma brecha para a criminalidade.
Entre as dicas estão evitar carregar muitos pacotes ou sacolas, para não chamar atenção e não manter as duas mãos ocupadas. É preciso cuidado ao manusear dinheiro ou cartão. Também é necessário manter atenção às bolsas e carteiras, de preferência deixando-as na frente do corpo. Outro cuidado é evitar distração com o celular.