Casa SP Afro, em Rio Preto, recebe o evento 'Mercado de Exu: Troca de Saberes'
A Casa SP Afro, em Rio Preto, recebe na próxima quarta-feira, 20, feriado da Consciência Negra, o evento "Mercado de Exu: Troca de Saberes", um encontro de casas de matrizes africanas que busca "romper com a estigmatização da entidade Exu, muitas vezes demonizada", e desfazer mitos sobre essas religiões.
Realizado pelas casas de matrizes africanas e Conselho Municipal Afro, com apoio da Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, o evento busca aprofundar o entendimento sobre as religiões dessa origem.
Das 14h30 até as 20h, a Casa SP Afro Antônio Pompêo, no Jardim Santa Lúcia, terá rodas de saberes, defumação, danças, cantos, capoeira e exposição de oferendas.
Táta Dioze, presidente da Associação Federativa das Religiões de Matriz Africana, Afro-brasileira e Indígena de Rio Preto, afirma que esse tipo de evento é uma oportunidade para romper com o preconceito e a intolerância religiosa. "Nós temos que mostrar pra esse povo que aquilo que foi falado lá no passado, que infelizmente até hoje perpetua na sociedade, de tentar demonizar tudo e qualquer coisa que vem do povo negro e do povo indígena, isso é uma história para tentar justificar o ato da escravidão", acrescenta.
"Lembrando que o culto de matriz africana é um culto familiar, onde os conhecimentos são passados do mais velho para o mais novo e com esses encontros, como o Mercado de Exu, nós conseguimos fazer essa troca de saberes e conhecimentos nos reconhecermos", explica Táta.
Serviço
Encontro das Casas de Matrizes Africanas - 'Mercado de Exu: troca de saberes'. Quarta-feira, 20 de novembro, a partir das 14h30, na Casa SP Afro Antônio Pompêo, localizada na avenida José Rodrigues Lisboa, 470 - Jardim Santa Lúcia. Entrada gratuita. Classificação livre.