Centro Pop promete esquentar sessão da Câmara de Rio Preto nesta terça-feira

Centro Pop promete esquentar sessão da Câmara de Rio Preto nesta terça-feira
Moradores e vereadores em ato nesta segunda-feira à noite (Colaboração do leitor)

A mudança de local do Centro Pop, que faz atendimentos a moradores em situação de rua, promete voltar a esquentar a sessão da Câmara de Rio Preto nesta terça-feira, 27.

Será votado em urgência projeto que prevê a obrigatoriedade de estudo de impacto de viabilidade para a implementação ou mudança de local de centros de acolhimento social. A proposta, do vereador Alexandre Montenegro (PL), entra na pauta em caráter de urgência. A exigência, segundo o projeto, vale para casos de mudança do Centro Pop.

O projeto prevê para efetivar mudança desse tipo, o Executivo deve elaborar relatórios de ao menos cinco secretarias.

Ao mesmo tempo, o vereador João Paulo Rillo (Psol) se mobiliza para propor uma CPI com objetivo de tratar da situação.

SEDE

O Centro Pop funciona atualmente perto do viaduto Jordão Reis. Em reunião no último dia 12 com secretários, além de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e do Judiciário, o prefeito de Rio Preto, Coronel Fábio Candido (PL), detalhou o projeto de construir o Centro Pop em uma área da Prefeitura na Vila Esplanada, ao lado do bairro Boa Vista.

A alteração de endereço provocou questionamentos de vereadores e também de moradores. Na última quinta, 22, o prefeito divulgou nota na qual afirmou que não havia decisão sobre a nova localização do centro e que a área perto do Boa Vista é uma "possibilidade".

De acordo com a Prefeitura, o novo local terá atendimento 24 horas por dia com ampliação de serviços. Por outro lado, segundo o prefeito, onde fica o serviço, atualmente, será construída uma creche para idosos e outra para crianças por meio de parceria com uma rede atacadista.

O anúncio dessa parceria foi feito pela primeira vez em março, no aniversário da cidade.

Manifestação

Nesta segunda, moradores fizeram uma mobilização na praça da Igreja Santa Terezinha, na Vila Esplanada, com cerca de 200 pessoas. Participaram, além de Montenegro e Rillo, os vereadores Jonathan Santos (Republicanos), Renato Pupo (Avante), Pedro Roberto (Republicanos) e Dinho Alahmar (PL). Este último, ex-secretário de Governo, pediu paciência aos moradores e disse acreditar que a mudança não deverá ser para aquele bairro.

Na reunião, Rillo falou sobre a proposta de CPI para apurar a parceria e suposto descumprimento de medidas previstas para o Centro Pop, como posto da Guarda Municipal e até cooperativa de trabalho. Montenegro e Pedro Roberto assinaram o requerimento.