Jornalista da região lança livro sobre o impacto social das Copas do Mundo

Jornalista da região lança livro sobre o impacto social das Copas do Mundo
Elcio C. Padovez posa com o livro "A Vida em Copas" - Divulgação

A editora Letras do Brasil lança o livro “A vida em Copas: Memórias, culturas e símbolos que a bola conta”, do jornalista, professor e escritor Elcio C. Padovez, nesta quinta-feira, dia 5, às 20h, no Centro Cultural Ana Maria Ceneviva Berardo, em Monte Aprazível. O evento contará com palestra aberta ao público, seguida de sessão de autógrafos com o autor.

Com quase 20 anos de experiências acompanhando Copas do Mundo, Padovez reúne no livro vivências profissionais e pessoais que resultam em uma narrativa que vai além do futebol. A obra apresenta memórias, análises e histórias que mostram como o torneio extrapola o campo esportivo e impacta sociedades, países e indivíduos de diferentes formas.

O livro

O livro já está à venda por R$ 76 e pode ser encontrado em todo o Brasil pelos sites da editora Letras do Brasil, Livraria Martins Fontes e Amazon, além de livrarias especializadas, como a Barrilete, em São Paulo.

Com 230 páginas, "A vida em Copas" é dividido em quatro capítulos, cada um dedicado a uma análise sociocultural, simbólica e esportiva das Copas do Mundo realizadas na Alemanha (2006), Brasil (2014), Rússia (2018) e Catar (2022). O autor discute a construção desses megaeventos ao longo do tempo e seus reflexos antes, durante e após a competição, tanto nos países-sede quanto na vida das pessoas.

Histórias

Entre os bastidores contados na obra estão episódios marcantes da cobertura jornalística, como o momento em que o autor construiu uma estratégia de comunicação de marca durante a exibição da bola da Copa de 2014 no Jornal Nacional, da TV Globo, apresentado por Galvão Bueno. O livro também traz relatos das coberturas realizadas no Catar, em 2022, com incursões por áreas pouco visíveis da sociedade local, como moradias de trabalhadores africanos e asiáticos, além de espaços ligados a práticas consideradas proibidas pela cultura do país.

Além dos jogos e das disputas de poder, "A vida em Copas" dá destaque a personagens anônimos cujas vidas foram atravessadas pelo torneio. Entre eles, estão a história de um alemão que combateu na Segunda Guerra Mundial, e acompanhou a evolução do futebol ao longo dos séculos 20 e 21, e a de um médico mineiro que, movido pela paixão pela Copa, deixou a filha recém-nascida para acompanhar a edição de 1962, disputada no Chile.

Segundo o editor Robson Morelli, a obra reflete o olhar inquieto do autor, que busca ir além do óbvio ao observar pessoas, crenças e contextos, sem perder de vista o que acontece dentro de campo.

“A cada capítulo, o leitor também é convidado a passar por fases da minha história e de como ela foi evoluindo a cada Copa, além de conhecer histórias inéditas da cobertura dos Mundiais da Alemanha, Brasil, Rússia e Catar," diz Padovez

O autor

Elcio Padovez é mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, professor de pós-graduação no Mackenzie e graduado em Jornalismo pela Unesp, campus de Bauru. É autor de dissertações e livros-reportagem, já passou por redações como Diário da Região, UOL e Estadão, além de atuar na comunicação de grandes marcas e cobrir eventos esportivos e culturais de alcance mundial.

Serviço

Lançamento com palestra e sessão de autógrafos

05 de fevereiro, às 20h.

Centro Cultural Ana Maria Ceneviva Berardo, em Monte Aprazível – Rua Tiradentes, 1124, Centro.

A entrada para a palestra é gratuita e aberta ao público. (Colaborou Dandara Caroline).

Imagem da matéria

Cenas da Copa do Mundo do Catar: moradia no país, um dos cenários observados; personagem anônima retratada; entrada de rua