Memória e ancestralidade: veja quais são os 37 espetáculos do FIT 2024
Para marcar os 55 anos de uma pulsante trajetória no cenário cultural do Brasil e do exterior, o Festival Internacional de Teatro de Rio Preto (FIT) promete uma edição histórica neste ano com a sua maior programação desde a retomada após a pandemia.
Entre 18 e 27 de julho, Rio Preto fica artista com 37 espetáculos que ocupam teatros e espaços públicos com 70 apresentações, muitas delas são gratuitas.
As companhias são provenientes de 10 estados brasileiros, contemplando todas as regiões do País, e de cinco países.
ABERTURA
O espetáculo “Fênix - Onde nascem os sonhos”, da Cia Clarin de Dança, com integrantes de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), faz a abertura do FIT no dia 18 de julho, às 20h, no anfiteatro da Represa.
“Fênix”, que fala da esperança de corpos periféricos em busca da felicidade, venceu o Prêmio APCA 2023 de melhor direção musical.
CURADORIA
O FIT 2024 tem curadoria assinada por Diego Valladares, Monique Cardoso e Naruna Costa, que conceituou o festival a partir da valorização da memória e da ancestralidade enquanto elementos norteadores para a construção do futuro.
Intitulada “Curando a MEM{ÓRÌ}A”, a curadoria do FIT Rio Preto 2024 teve como norteador a celebração dos 80 anos de fundação do Teatro Experimental Negro (TEN), criado por Abdias do Nascimento (1914-2011) - um teatro de resistência, de grupo, de formação e de memória.
“Lembrar é um trabalho social e político que pode ser caracterizado pela lembrança e pelo esquecimento, pela voz e pelo silenciamento, pela liberdade e pela opressão, pelos afetos e pela violência”, destaca o trio de curadores.
Luiz Deoclecio Massaro Galina, Diretor Regional do Sesc São Paulo, destaca que a presença de produções negras na curadoria do FIT demonstra o vigor da atuação de artistas e coletivos afro-brasileiros. Ele explica que Abdias do Nascimento deu forte contribuição à defesa do acesso de pessoas negras aos direitos sociais e culturais. “Assim, em memória desse griô abridor de caminhos, celebremos artistas negros de todas as linguagens, forças vitais da cultura brasileira”, comemora.
CINCO PAÍSES
Além das companhias brasileiras, artistas da Colômbia, Itália, Bélgica e França se fazem presentes na programação do FIT Rio Preto 2024.
Todos os espetáculos internacionais são inéditos no Brasil. Entre eles estão: “Ayni: Trilogía de los días sin tiempo”, da Fundación Ojo de Agua, de Santander (Colômbia); “R.OSA - 10 exercícios para novos virtuosismos”, da Associazione Culturale Zebra, de Milão (Itália); “Reclaim”, do Théâtre d’Un Jour (Bélgica) e “Les Hèroïdes”, da Cie Brutaflor, de Paris (França).