Claudiney Batista desembarca em Rio Preto com o ouro que conquistou em Paris

Claudiney Batista desembarca em Rio Preto com o ouro que conquistou em Paris
Claudiney Batista é recebido pela mulher e a filha no Aeroporto de Rio Preto (Guilherme Baffi 5/9/2024)

Claudiney Batista, medalha de ouro nas Paralimpíadas de Paris, no lançamento de disco da classe F56 (atletas que competem sentados), chegou na tarde desta quinta-feira, 5, no Aeroporto de Rio Preto.

O atleta do CAD de Rio Preto diz que em breve retorna aos treinamentos, porque tem como meta participar das Paralimpíadas de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028.

Nesta ano, Claudiney venceu a prova com a marca de 46,86m, novo recorde paralímpico. “Eu sou o homem a ser batido após três medalhas, tricampeão. Espero chegar na próxima (Paralimpíada) e conquistar meu quarto título”, diz o atleta.

 

Claudiney acredita que o Brasil deve fazer uma conquista histórica em quantidade de pódios nesta competição, que termina no domingo, 8.

“Cada ano a gente tem crescido mais. Esses resultados favorecem muito para o nosso esporte ser mais divulgado. Faltam algumas coisas, mas temos melhorado. Temos muitos brasileiros ainda em Paris. Continuem torcendo muito, porque até o dia 8 tem competições”, afirma o atleta.

O medalhista de ouro chega para passar uma semana de descanso com a família em Rio Preto, mas em breve retorna aos treinos porque está inscrito em competições até a segunda quinzena de dezembro deste ano.

“Dedico essa medalha à minha família, a todos os meus amigos e principalmente à minha filha, minha esposa e meu filho. Eles sofrem com a minha ausência. Dedico também a todos os brasileiros que torceram. Não é só minha, é de todos nós”, diz o atleta.

Para Pedro Luiz de Oliveira Jatobá, diretor fundador do Clube Amigo dos Deficientes (CAD), a conquista de Claudiney é muito importante para todas as pessoas com deficiência, não só de Rio Preto.

“Para nós essa medalha representa o trabalho que há 20 anos iniciamos em Rio Preto. O Ney fez parte deste processo, ganhando várias medalhas pelo mundo. Esse é o nosso trabalho, oportunizar as pessoas, através das atividades físicas. Ele é motivo de muito orgulho”, afirma Jatobá.