Com espetáculos gratuitos, Janeiro Brasileiro da Comédia começa nesta quarta em Rio Preto

Com espetáculos gratuitos, Janeiro Brasileiro da Comédia começa nesta quarta em Rio Preto
Estrelada por Alexandre Lino, “O Porteiro - A Comédia” abre a programação do Janeiro Brasileiro da Comédia nesta quarta-feira, dia 21, em duas sessões no Teatro Humberto Sinibaldi Neto - Janderson Pires/Divulgação

Entre gargalhadas, encontros e reflexão, o riso volta a ocupar o centro da cena em Rio Preto. A partir desta quarta-feira, 21, até o dia 30 de janeiro, o Festival Janeiro Brasileiro da Comédia 2026 transforma teatros, praças, parques e bairros da cidade em palco para uma programação gratuita que reafirma o município como uma das principais referências do humor e da comédia no interior do Brasil. A edição marca, ainda, os 53 anos do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, espaço simbólico da história cultural rio-pretense.

Ao longo dos dez dias de programação, o público poderá acompanhar 13 espetáculos que transitam por diferentes linguagens, como teatro físico, palhaçaria e stand-up, além de participar de 12 ações educativas e formativas voltadas a artistas, estudantes e interessados nas artes da comicidade.

Para o secretário municipal de Cultura, Robson Vicente, o festival ultrapassou há tempos as fronteiras da cidade. “O JBC é um patrimônio cultural de Rio Preto e um festival consolidado no Brasil, que movimenta a cidade e atrai público de diferentes regiões”, afirma.

Segundo ele, a edição de 2026 mantém a vocação do evento de ser diverso, acessível e próximo das pessoas. “O público pode esperar um JBC diverso, acessível e próximo das pessoas. A programação reúne diferentes formas de humor e comédia, com espetáculos para todos os públicos e ações formativas que ampliam a experiência do festival. A novidade está em uma mistura equilibrada entre tradição e novas linguagens da comédia.”

INGRESSOS

Toda a programação é gratuita. Para os espetáculos realizados no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, a retirada de um ingresso por pessoa acontece 30 minutos antes da apresentação, no próprio local. É solicitada a doação voluntária de um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite longa vida, destinados ao Fundo Social de Solidariedade. Já as apresentações em espaços abertos não exigem retirada de ingressos.

FORMAÇÃO

Além dos espetáculos, o Janeiro Brasileiro da Comédia reafirma seu compromisso com a formação artística por meio de uma ampla programação de ações educativas e formativas. Ao todo, são 12 atividades gratuitas, entre oficinas, workshops e vivências, com vagas limitadas, realizadas na Casa de Cultura Dinorath do Valle.

As inscrições para as ações formativas estão disponíveis na página oficial do festival: https://www.riopreto.sp.gov.br/jbc2026. A programação completa pode ser conferida no site do Diário da Região. (Colaborou Dandara Caroline)

Programação de Espetáculos

 

O Porteiro, com Cineteatro Produções - Rio de Janeiro (RJ)

Data: quarta-feira, dia 21

Horário: 19h e 21h30

Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

Dona Miúda para Menores, com Cia O Que Será de Nós? - Rio Preto

Data: quinta-feira, dia 22, e sexta-feira, dia 23

Horário: 18h

Local: Terminal Rodoviário e Parque Olinda Tarraf

La Mamma, com La Cascata Cia Cômica - São José dos Campos (SP)

Data: quinta-feira, dia 22, e sexta-feira, dia 23

Horário: 20h

Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

Bonecos de Pau, com Teatro de Bonecos A Divina Comédia - Maquiné (RS)

Data: sábado, dia 24, e domingo, dia 25

Horário: 16h

Local: Parque Ecológico Dr. Joaquim de Paula Ribeiro e Parque Ecológico Danilo Santos de Miranda

Vale Tudo por um Cinturão, com Rainhas do Radiador - São Paulo (SP)

Data: sexta-feira, dia 24, e sábado, dia 25

Horário: 18h

Local: Praça Santa Apolônia, em Engenheiro Schmitt, e Praça do Maria Lúcia Afrobege, com Robson Nunes - Rio de Janeiro (RJ)

Data: sexta-feira, dia 24

Horário: 19h e 21h

Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

O Jardim do Imperador, com Cia Pelo Cano - São Paulo (SP)

Data: sábado, dia 25

Horário: 16h e 19h

Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

Intimidade Cômica, com Cia Laclass Excêntricos - São Paulo (SP)

Data: segunda-feira, dia 26

Horário: 19h e 21h

Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

Poesias para a Palhaça, com Cia Palhaçaria - Rio Preto (SP)

Data: segunda-feira, dia 26, e terça-feira, dia 27

Horário: 19h

Local: Praça Central, no distrito de Talhado, e Praça Esportiva da Vila Toninho

Pedra no Sapato, com Companhia Laguz Circo e Teatro - Fortaleza (CE)

Data: terça-feira, dia 27

Horário: 19h e 21h

Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

Rinocerontite-19, com Cia Apocalíptica - Rio Preto (SP)

Data: quarta-feira, dia 28

Horário: 19h e 21h

Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

Metro e Meio, com Maku Fanchulini - São Paulo (SP)

Data: quinta-feira, dia 29

Horário: 19h e 21h

Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

Ordinários, com LaMínima Circo e Teatro - São Paulo (SP)

Data: sexta-feira, dia 30

Horário: 19h e 21h30

Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

Fonte: Secretaria de Cultura de Rio Preto

Peça que virou filme

 

Quem abre o JBC 2026 nesta quarta, 21, é a peça “O Porteiro”, estrelada por Alexandre Lino, que se tornou filme em 2023. A apresentação ocorre às 19h e às 21h no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto.

Com texto e direção de Paulo Fontenele e produção-executiva de Sandro Rabello, a peça já passou por mais de 50 cidades em 11 estados brasileiros, com sessões esgotadas e ótima recepção da crítica. Somente no Rio de Janeiro, foram 15 temporadas, assistidas por mais de 200 mil espectadores.

“O Porteiro – A Comédia” nasce de uma profunda pesquisa sobre o cotidiano de porteiros do Brasil. O texto foi construído a partir de depoimentos reais, colhidos em entrevistas que revelam, com humor e sensibilidade, as histórias desses profissionais que conhecem como ninguém a vida nos edifícios e de seus moradores.

Na peça, diante do não comparecimento do síndico a uma reunião de condomínio, o porteiro Waldisney (Alexandre Lino) assume o controle da situação. Com a quebra da quarta parede, o público é convidado a participar dessa grande e divertida “reunião de condomínio”, tornando-se parte ativa da dramaturgia. Em cada apresentação, a espontaneidade dos participantes transforma o espetáculo em algo único, imprevisível e cheio de afeto.

O filme

Em cartaz no streaming Amazon Prime Video, o filme “O Porteiro” traz o personagem Waldisney (Alexandre Lino) como porteiro de um edifício residencial. Ao lado da zeladora Rosivalda (Cacau Protásio), ele mantém o local em ordem. Porém, quando o prédio é assaltado, Waldisney precisa provar ao delegado (Maurício Manfrini) que não é um criminoso. (Com Salomão Boaventura)