Coronel inaugura Centro de Hidratação em Rio Preto ao lado de ministra de Lula

A ministra da Saúde do governo Lula (PT), Nísia Trindade Lima, estará em Rio Preto na quinta-feira, 20, para inaugurar o Centro de Hidratação para pacientes com dengue na Swift, ao lado do prefeito Coronel Fábio Candido (PL). A agenda foi confirmada na tarde desta segunda, 17, pelo gabinete dela em Brasília.
Atualmente, o Centro de Hidratação funciona no subsolo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaguaré, com capacidade para 30 leitos. No prédio da Swift, serão 100 leitos para receber os pacientes com sintomas de dengue. As camas e cadeiras já estavam sendo montadas por funcionários da Prefeitura nesta segunda.
Rio Preto receberá a visita da ministra porque a cidade acumula o maior número de casos de dengue no Brasil em 2025. São 13.417 casos positivos da doença e dez mortes, segundo monitoramento do governo do Estado de São Paulo.
"Estamos, a pedido do município, que concentra o maior número de casos do Brasil, apoiando a Rede de Atenção", afirmou a ministra.
APOIO
Em 29 de janeiro deste ano, o prefeito foi até Brasília para pedir ajuda ao Ministério da Saúde no combate à dengue, quando já havia dados que indicavam o início de uma epidemia da doença na cidade.
Em seguida, o governo federal enviou técnicos da Fundação Fiocruz para treinar funcionários da Secretaria Municipal de Saúde na instalação de 3 mil Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs), que funcionam como armadilhas biológicas contra o mosquito da dengue.
Em 1º de fevereiro, o Ministério da Saúde começou a enviar, em duas etapas, um total de 14 integrantes da Força Nacional do SUS para ajudar no aprimoramento do atendimento às pessoas com dengue no centro de hidratação da UPA Jaguaré.
Nesta visita a Rio Preto, além de inaugurar o centro de hidratação na Swift, a ministra também vai confirmar o aumento do número de integrantes da Força Nacional do SUS de 14 para 60. Além disso, já liberou R$ 513 mil em verbas para a Prefeitura investir no combate à doença.