Frente fria traz chuva a Rio Preto no fim do inverno e início da primavera

Após um inverno marcado por calor intenso e tempo seco, a primavera começa trazendo a tão esperada mudança no clima do Noroeste paulista. As previsões meteorológicas indicam que a nova estação será inaugurada com chuvas significativas, capazes de encerrar a longa estiagem e reduzir seus impactos negativos, diz o especialista em clima José Mário Ferreira de Andrade. A primavera começa oficialmente nesta segunda-feira, 22, às 15h19.
A principal mudança ocorre já nesta segunda-feira, 22, quando a probabilidade de chuva sobe para 90%, com volumes previstos de até 18 mm. O acumulado no início da semana, próximo de 20 mm, será suficiente para encerrar a estiagem, reduzir focos de incêndio e aumentar a umidade do solo.
Além de beneficiar o meio ambiente, as chuvas devem trazer alívio à saúde pública, ao dispersar partículas de poeira que afetam moradores, sobretudo em bairros sem pavimentação. Para a agricultura, o retorno da umidade é fundamental: antecede a floração de cafezais e laranjais, período crucial para o planejamento de agricultores e apicultores.
Alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou Rio Preto e parte da região em alerta laranja para tempestades. A publicação aponta risco de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 60 milímetros por dia, com rajadas de vento e até risco de queda de granizo.
Previsão
Segundo o governo do Estado, a frente fria deverá avançar sobre o Estado, instaurando um quadro de instabilidade generalizada. Estão previstas chuvas fortes, tempestades severas, ventos intensos, alta frequência de raios e possibilidade de queda de granizo em diferentes regiões.
Na terça-feira (23), as condições tendem a se estabilizar, com chuvas mais fracas e isoladas, especialmente no norte do Estado. O destaque, entretanto, será a queda acentuada das temperaturas, que deverá ser sentida em todas as regiões.