Inauguração do Centro Cultural marca os 74 anos do Diário
O Diário da Região completa 74 anos nesta terça-feira, 23, e, como um guardião da memória de Rio Preto, abre as portas de seu Centro Cultural, espaço que reúne o legado do jornal e elementos que ajudam a contar a história da cidade.
Com a digitalização do acervo em andamento, conteúdos ligados à história e à cultura da cidade foram priorizados para que fiquem à disposição de assinantes, pesquisadores, estudantes e da população em geral, que poderão ter acesso ao espaço por meio de visitas agendadas.
A curadora do Centro Cultural, Patrícia Reis Buzzini, conta que o projeto surgiu com o objetivo de organizar o acervo de materiais envolvendo a história do Grupo Diário, que converge com a história da própria cidade. "Comecei a pesquisar o que tinha de documentos, material, tanto na parte de documentos, jornais, revistas e me deparei com muito mais coisas do que eu imaginava. Com as obras de arte e com uma série de objetos que conseguimos resgatar, fui organizando esse acervo", afirma.
Segundo ela, o espaço, montado na sede do Diário, tem a missão de preservar a memória local, a fim de que conhecimentos e identidades não se percam, ampliando o acesso a informações de qualidade, essenciais para o desenvolvimento do pensamento crítico e para a construção de uma sociedade mais desenvolvida para todos.
"Todo esse acervo ficará à disposição para visitação pública e também consulta. Esperamos, assim, contribuir para a conservação da memória de Rio Preto e região e cumprir nosso papel de estar a serviço da comunidade", acrescenta Fabiano Castro Buzzini, diretor do Grupo Diário da Região.
Inauguração
A inauguração do Centro Cultural será nesta terça, em evento para convidados. "Aguardamos a presença de autoridades, de representantes de entidades de classes e de setores importantes da sociedade civil. É um marco na história do Diário e de Rio Preto", comenta Fabiano.
Um dos destaques do acervo, e que estará em exposição na inauguração, é uma obra inédita de José Antônio da Silva, presente do próprio artista naïf para o diretor-presidente do Diário, Norberto Buzzini.
"Achei que a data foi muito propícia ao unir as duas celebrações, o aniversário do jornal e a inauguração do Centro Cultural", acrescenta Patrícia.
Parceria
A abertura do Centro Cultural também marca o anúncio de uma parceria do Diário com a Editora HN para produção e publicação de obras históricas, além da organização de textos publicados no jornal.
Ainda no segundo semestre deste ano, está prevista a publicação do livro "Dinorath do Valle". Já no primeiro semestre de 2025, será publicado o livro "Escritos de Mulheres", a partir de artigos publicados no Diário sob seleção da professora Mônica Galindo, e, no segundo semestre de 2025, a obra "Diário 75 anos".