Justiça dá prazo de 30 dias para Prefeitura de Rio Preto colocar todas as crianças na creche

Justiça dá prazo de 30 dias para Prefeitura de Rio Preto colocar todas as crianças na creche
Sala em creche municipal de Rio Preto (Divulgação/Prefeitura de Rio Preto)

O juizado da Infância e Juventude de Rio Preto deu prazo de 30 dias para que a Secretaria de Educação de Rio Preto forneça vaga em creche a todas as crianças de zero a três que estão na fila de espera. Segundo o último relatório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Municipal, a lista chega a 4.063 pedidos.

Assinada pelo juiz Evandro Pelarin, a decisão publicada nesta quarta-feira, 17, estabelece que, na ausência de vaga em unidade próxima à casa da criança, a Prefeitura deverá fornecer transporte escolar com monitor até a creche onde houver vaga ou até pagar escola infantil particular para garantir que todas as crianças que precisam do atendimento tenham acesso ao serviço.

A Justiça determina multa diária de R$ 500 em caso de descumprimento, podendo chegar ao limite de R$ 25 mil.

“Rio Preto tem milhares de crianças que estão fora das creches e o município não apresentou nenhum programa ou alternativa para garantir a vaga dessas crianças. Isso significa a garantia de um direto fundamental das crianças, que é o acesso à escola e a uma educação de qualidade. O município terá que reservar recursos públicos para promover o atendimento a todas as crianças que estão fora da escola. É uma vitória da Atem, mas também de todos os pais”, disse o presidente do sindicato, Fabiano de Jesus.

A Prefeitura pode recorrer da decisão.