Lojistas de artigos religiosos estimam aumento de até 40% nas vendas durante a Quaresma

A Quaresma, período de preparação para Páscoa na tradição católica, tem se tornado uma oportunidade de crescimento para o mercado religioso. O período quaresmal, gera impactos em alguns setores da economia e as lojas especializadas em artigos religiosos não ficam alheias a este movimento.
Comerciantes observaram, em anos anteriores, um aumento significativo de 20% a 40% nas vendas de produtos que auxiliam na vivência desse tempo litúrgico, e vêm ampliando suas estratégias para fidelizar clientes, seja em lojas físicas ou pela internet.
Ana Paula Cury, proprietária da loja Santo Santo Santo observa um crescimento expressivo no setor.
“No montante, o aumento verificado nessa época foi cerca de 35%. Ainda estamos recolhendo os resultados das campanhas de final de ano. Só o livro do Frei Gilson garantiu, sozinho, 15% do resultado verificado. Considerando as vendas aquecidas, e nesse período, ampliando o alcance por conta da Quaresma e Páscoa, deveremos superar os índices verificados em 2024” relata Ana Paula.
Natacha Michelle Pirani dos Santos, proprietária e gestora da franquia Divino Amor em Rio Preto, conta que o faturamento superou o mês de janeiro. “Para nossa alegria, houve uma grande procura por itens para auxiliar nesse período quaresmal, como, por exemplo, o terço da via-sacra e a vela do Círio Pascoal. Nesse período houve um aumento de 20% em nosso faturamento em relação ao mês anterior”, conta.
Já Ananda Longo, proprietária da Loja Espírito Santo, celebra a consolidação do seu negócio, que completa o segundo ano no mercado e compartilha crescimento nas vendas e e-commerce fortalecido.
“Tivemos um aumento entre 35% e 40% neste período da Quaresma. Ainda estamos tendo procura, nós vendemos bíblias, crucifixo e itinerário para a Quaresma. Esse ano a nossa expectativa é aumento nas vendas, pois estamos fortalecendo nosso e-commerce, já atendemos vários estados, e a gente fica muito feliz com o setor, o propósito da loja foi feito para evangelizar” diz.
Kits
Durante a Quaresma, muitos católicos se dedicam a estudos a bíblicos, direcionamentos espirituais ou meditações com auxílio de itinerários. Por isso, as lojas encaminham Kits que englobam este período.
“Montamos um kit com um valor mais acessível com o livro e o itinerário que o frei Gilson (religioso famoso nas redes sociais) vai usar. O itinerário propõe meditações para as pessoas durante os 40 dias”, afirma Ananda.
Segundo ela, o kit esgotou duas vezes, exigindo novos pedidos e foi necessário mais um pedido para atender ao público. "A Quaresma aproxima bastante os católicos da Igreja, mesmo aqueles que não fazem como regra a igreja durante todo o ano, mas pelo menos no período da Quaresma tentam se aproximar ou se aprofundar de alguma forma”, diz.
Ana Paula conta que além do itinerário do religioso, a procura por crucifixos, velas, incensos litúrgicos e a Bíblia, aumentaram significativamente. O tíquete médio de venda por cliente é de R$ 180
“Os nossos produtos não são sazonais. A fé é uma manifestação diária, atemporal. Claro que, no período da Quaresma, as pessoas estão mais voltadas à oração e à conversão” diz Ana Paula.
Natacha conta que a estratégia de oferecer um box especial para o período quaresmal em 2025 foi bem-sucedida. “O nosso box ‘Deserto com o Senhor’, contém um itinerário espiritual com 40 meditações diárias, 40 cartões com mensagens inspiradoras dos Santos e um card relógio da Paixão de Cristo para meditar sobre os momentos da entrega de Jesus e viver cada hora de sua paixão”, afirma.
FIDELIDADE
E para atrair os clientes-fieis, as lojas já pensam Ana Paula compartilha o recém-lançado programa de fidelização ‘Clube Santo Santo Santo’, que conta com cartão fidelidade e dinâmica das raspadinhas (cartões surpresa com descontos para o primeiro trimestre).
“Estamos investindo em programas que gerem proximidade, cumplicidade e parceria. A associação desses fatores gera o crescimento sólido” afirma.
PRÁTICA
Além das compras, muitos dos que procuram as lojas acabam se envolvendo com as práticas religiosas feitas no espaço. “O propósito fundamental da loja é evangelizar. Muitas pessoas passaram por aqui e falaram que nunca tinham rezado o rosário. Você vê que as pessoas estão se aproximando realmente da Igreja” afirma. (Colaborou Ana Beatriz Aguiar)