‘Matinê da Casa’ convida o corpo a dançar na casa de criar, em Rio Preto

‘Matinê da Casa’ convida o corpo a dançar na casa de criar, em Rio Preto
Os encontros da “Matinê da Casa” serão mediados pelo dançarino Mayk Ricardo (Divulgação)

Quando a música ecoa e os corpos se encontram no ritmo da liberdade, nasce a dança como gesto político e poético. É esse o espírito da “Matinê da Casa”, série de encontros dançantes que estreia nesta quinta-feira, 7, às 19h, na casa de criar — espaço dedicado à arte, experimentação e movimento coletivo em Rio Preto. A entrada é gratuita e aberta a pessoas de todas as idades.

Inspirada nas matinês juvenis dos anos 1990, a proposta é simples e potente: reunir pessoas ao fim do dia para dançar, se divertir, reconhecer o corpo como território de criação, memória e resistência. As sessões acontecem todas as quintas-feiras de agosto e setembro, das 19h às 20h, na sede da Casa de Criar, na rua Nelson Freitas, 745, Parque Residencial Laureano Tebar.

“Sem coreografias obrigatórias ou regras formais, a Matinê valoriza a espontaneidade, a escuta do corpo e a conexão entre mente, afeto e movimento”, explica junykp!, da casa de criar. Ao som de diversas expressões musicais, os encontros propõem um ambiente seguro para a experimentação livre do movimento — um respiro dançante em tempos apressados.

A condução da atividade será do artista Mayk, criador independente na cena da dança do interior paulista e da capital desde 2020. Homem preto e LGBTQIAPN+, Mayk leva para suas criações o corpo atravessado por vivências pessoais e afetivas. Entre seus trabalhos estão a “vídeo-dança su.jei.to”, premiada pelo edital Funarte RespirArte, e a pesquisa “Movimento-afeto: dançando histórias de amor”, contemplada pelo Prêmio Nelson Seixas em 2021 e 2023.

A Matinê integra o projeto “casa de criar: manutenção, resistência e corpo ativo”, que oferece uma série de atividades culturais ao longo de 2025. A realização é viabilizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio do Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura de Rio Preto.