'Arte Pela Cidade' leva 30 apresentações gratuitas ao Centro de Rio Preto

'Arte Pela Cidade' leva 30 apresentações gratuitas ao Centro de Rio Preto
O projeto criativo da iluminação da fachada do prédio histórico da Acirp foi concebido pela diretora de Economia Criativa da entidade, Drica Sanches (Paulo de Paula/Divulgação)

Até o próximo dia 24, véspera de Natal apresentações de música, dança e teatro tomam conta do palco localizado na praça Rui Barbosa, no Calçadão de Rio Preto. Além de embalar as vendas de final de ano, a programação da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp) promete manter em alta o clima natalino desse período.

A programação de Natal é resultado do projeto “Arte Pela Cidade”, uma iniciativa da Diretoria de Economia Criativa da Acirp, aprovada pela Lei de Incentivo à Cultura Federal (Lei Rouanet).

Drica Sanches, diretora de Economia Criativa da Acirp, explica que o “Arte Pela Cidade” visa oferecer acesso pleno e democrático à cultura para a população de Rio Preto e região metropolitana, com programação gratuita realizada em espaço público e que contempla ações artísticas por toda a cidade.

“O Arte pela Cidade, nesta edição especial de Natal, é um convite para celebrarmos juntos a magia dessa época tão especial; unindo cultura, lazer e oportunidades para toda a população. Nosso objetivo é transformar a Praça Rui Barbosa em um grande palco de encantamento, promovendo um impacto positivo na economia da cidade e oferecendo momentos únicos e acessíveis para toda a família”, diz Drica.

Em uma estrutura especialmente montada para o período, as atividades contemplam diferentes faixas etárias, com destaque para os espetáculos “Ciranda de Bonecos”, “Um Encontro Mágico!” e “La Vie Est Belle”, bem como para o concerto com a Camerata Jovem Beethoven e o Coral Paulista Ensemble.

FEIRA E PASSEIOS

Ainda no festival multicultural, o público poderá adquirir produtos exclusivos e itens personalizados na Feira de Artes, Artesanato, Manualidades e Gastronomia, a “Vila Criativa”.

Logo atrás do palco, nos dias 21, 22 e 24 de dezembro, será possível realizar passeios pelo patrimônio histórico da região central. Um trenzinho com guia conduzirá o público por um trajeto enriquecedor, destacando prédios da área central repletos de história e que contribuíram para o desenvolvimento da cidade.

“Nossa curadoria transita por atrações das mais variadas manifestações artísticas, indo das tradicionais músicas natalinas entoadas por corais, passando por peças teatrais com temáticas variadas, até show em homenagem ao grande expoente da música nacional, Cazuza. Dessa forma, é possível agradar os mais diferentes estilos e, ainda, apresentar novas oportunidades de acesso à arte, muitas vezes ainda desconhecida em um espaço público e com acesso totalmente gratuito”, conclui Drica.