Acirp inaugura nova sede da Distrital Norte em Rio Preto
Com investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, a nova Distrital Norte foi inaugurada pela Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp). O antigo espaço que ficava na avenida Mirassolândia, mudou de local e está na avenida Sebastião Gonçalves de Souza, número, 265, no bairro Eldorado. A nova instalação representa um marco na atuação da Acirp junto aos empresários locais.
Com espaço de coworking, auditório com capacidade de até 70 pessoas, sala de reunião e a sala do empreendedor, a nova sede vem para atender à demanda dos empresários.
Fundada em novembro de 2000 na gestão do presidente Antônio Carlos Parise, a sede surgiu como resposta à descentralização econômica, com o objetivo de aproximar os serviços e produtos da Acirp aos empresários locais.
O presidente da Acirp, Jean Daher, ressaltou a importância da região Norte na economia da cidade. Dados mostram que só nesta região, são 250 mil moradores, que chega a ser maior que algumas cidades da região de Rio Preto, e 22 mil CNPJs.
“A Distrital, ali na avenida Mirassolândia, estava há mais de 20 anos e foi muito importante, mas é um processo de evolução. A vinda para cá, mostra que a Acirp está sempre preocupada com a evolução, em servir melhor na região Norte com um espaço mais amplo, com mais serviços. Essa é uma região pujante, região que hoje se fosse transformada em uma cidade seria maior que algumas cidades. É uma região que está em crescimento e corresponde a metade da população”, afirma.
Ao todo, em Rio Preto, são 99 mil CNPJs, dos quais 48 mil são Microempreendedores Individuais (MEIs) e quase 5 mil associados.
Núcleos
Um dos Núcleos Setoriais da Acirp, o Núcleo Acirp Norte de Mulheres Empreendedoras (Nanme) existe há dois anos e atende mulheres que estão começando a empreender. Lena Bernardo, diretora da Distrital, explica como os encontros entre as empreendedoras são realizados.
“Esse público precisa muito de ajuda. São muitas informações, mas o trabalho focado, com começo, meio e fim, programação de capacitação faz toda a diferença. São mulheres que têm as suas habilidades, fragilidades, e da mesma forma também queremos ter outros núcleos setoriais, como o núcleo da beleza, comércio”, diz ela.
Além de estruturar as demandas e solicitações das empresárias, o núcleo tem acolhido e desenvolvido mulheres de todas as idades e negócios dos mais variados segmentos.
O Nanme promove networking, capacitação e empoderamento de mulheres e negócios na região norte de Rio Preto. As reuniões presenciais, quinzenais, as quintas feiras das 19h às 20h30 na Distrital Norte.
Lena ressalta que o local funciona como um centro de negócios. “A entidade é centenária, que sempre representou a força de quem produz, dos empreendedores, precisa expandir, porque a cidade cresceu muito e precisa criar sedes e essa é a sede da principal região. Tínhamos que estar aqui e com muitos serviços a oferecer para empreendedor, desde MEI até o grande empreendedor”, finaliza.
Novidade
O presidente da Acirp destacou a criação de um hub de inovação no Parque Tecnológico de Rio Preto, que se transformou em um ecossistema. Para ele, hoje a inovação deixou de ser algo essencial e passou a ser vital.
“As empresas precisam pensar em inovação para questão até de sobrevivência e a Acirp tem o papel de levar essa inovação aos seus associados. Inaugurando esse hub de inovação para solucionar problemas reais, do dia a dia, trazer soluções inovadoras. Inovação é algo que faz parte do nosso DNA”, finaliza.