Mulher dá à luz quadrigêmeas no HCM de Rio Preto após engravidar na 1ª tentativa de fertilização
“Pedimos a Deus um filho, e Ele nos mandou quatro”. A frase é de Eloi Richarti, o mais novo pai de quadrigêmeas que vieram ao mundo na noite desta segunda-feira, 10, no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto.
Moradores de Olímpia, Viviane Papani e Eloi sonhavam em ser pais. Após optarem pela fertilização in vitro, dois embriões foram implantados e, para a surpresa dos pais, ambos foram fecundados. A notícia inicial era de que seriam gêmeas. O que o casal não imaginava é que um dos embriões se dividiria em três, dando origem a três gêmeas univitelinas, ou seja, idênticas, além de uma bebê de óvulo diferente.
Lavínia, Helena e Heloísa são as gêmeas idênticas e compartilharam a mesma placenta. Laura é a única bebê que se desenvolveu em placenta separada. "Em nascimento de quadrigêmeos, nascerem três idênticos é extremamente raro", afirma o ginecologista e obstetra Carlos Eduardo Ferreira, que realizou o parto.
As bebês nasceram aos sete meses de gestação, por parto cesariana, com peso de 500 a 900 gramas. Segundo o pai, elas estão bem e saudáveis, mas, a pedido da equipe médica, permanecerão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para acompanhamento. “Estamos torcendo para irmos para a casa logo. Já deu tudo certo”, comenta.
A mãe, Viviane, está de repouso, mas passa bem e deve receber alta nos próximos dias. “Estamos muito felizes. Era um sonho”, conclui Eloi.
Segundo o hospital, as bebês permanecerão em UTI neonatal, protocolo padrão em parto de quadrigêmeos, nascidos de 28 semanas, para que tenham o suporte hospitalar adequado para evolução clínica satisfatória.
Este é o segundo parto de quadrigêmeos nos 11 anos de funcionamento do HCM de Rio Preto. O primeiro aconteceu em julho de 2021. A instituição também já realizou dois partos de trigêmeos.
(Colaborou Victória Oliveira)