Novo comandante do Mirassol, Eduardo Barroca prega continuidade

Novo comandante do Mirassol, Eduardo Barroca prega continuidade
Eduardo Barroca foi anunciado como treinador do Leão para o ano do centenário do time da região (Divulgação/João Pinheiro/Agência Mirassol)

Continuidade. Essa é a palavra definida pelo novo técnico do Mirassol, Eduardo Barroca, como missão. “Estou fazendo um trabalho que não é de construção inicial, mas de continuidade de algo que o clube vem construindo há algum tempo”, afirmou o treinador durante a apresentação no novo clube, nesta terça-feira, 17.

“Minha grande missão nesse primeiro momento é não ter interesse de colocar a minha digital no trabalho. É ter a percepção de tudo aquilo que vem sendo construído, dar espaço aos profissionais que aqui estão”, completou, destacando seu respeito por Mozart, técnico que comandou o Mirassol na conquista do acesso. Os dois, aliás, já trabalharam juntos no passado.

Elenco

Em questão de elenco, Eduardo Barroca valorizou a permanência de jogadores que foram importantes em 2024. O clube já anunciou as renovações de Danielzinho, Neto Moura, Chico Kim e Alex Muralha para a temporada em que disputará o Paulistão e a Série A do Campeonato Brasileiro, além da Copa do Brasil. Ainda não foi anunciado nenhum reforço no elenco. Além do técnico, o Leão anunciou apenas o coordenador técnico, o ex-jogador Paulinho.

Sobre a manutenção do elenco, o técnico ressaltou: “Uma parte importante do grupo permaneceu, acho muito importante ter um pilar de jogadores que têm uma identificação, conhecem o clube, que tiveram rendimento e entregaram um resultado espetacular, então com certeza vou partir disso”.

Acerca de possíveis reforços, Barroca falou, sem citar nomes, em atletas que possam agregar valor e contribuir para enfrentar os desafios que o clube enfrentará em 2025.

Competições

Com o ano mais importante de sua história, o Leão enfrentará dificuldades, como destacado pelo treinador. “Vamos ter um calendário extremamente desafiador. O Campeonato Paulista tem um nível muito alto e o Mirassol tem boas ambições dentro da competição”, observou, falando sobre o Estadual. O Leão está no Grupo A, com Corinthians, Botafogo e Inter de Limeira.

Já no Brasileirão, a missão será ainda mais difícil. “O Campeonato Brasileiro da Série A é um campeonato capitalista, que tem um desgaste muito grande pela quantidade de jogos, pela logística e nível dos adversários, e vamos buscar ter consistência para se manter em um bom nível durante todo o ano”. Barroca colocou o trabalho coletivo e a entrega como a forma de diminuir a diferença “capitalista” do campeonato.

Trajetória

Eduardo Barroca teve seu último trabalho no Avaí. No clube catarinense, chegou em 2023, com a missão de livrar o time do rebaixamento na Série B, e conseguiu, terminando na 13ª colocação. Após um início abaixo do esperado em 2024, foi demitido após sofrer a eliminação para o Brusque no estadual catarinense e ser derrotado nas duas primeiras rodadas da Série B.

Além do Avaí, treinou também Botafogo, Atlético-GO, Coritiba, Vitória, Bahia e Ceará, sendo que pelo Vôzão foi campeão da Copa do Nordeste. Em sua trajetória, Barroca soma mais de 100 jogos na Série A do Brasileirão.

(Colaborou Arthur Riva)