Orquestra de Cordas Imperial seleciona instrumentistas em Rio Preto

A recém-criada Orquestra de Cordas Imperial, projeto idealizado pelo maestro João Fernando Paluan, realiza nesta terça-feira, dia 13, às 19h, sua primeira audição pública para selecionar os instrumentistas que farão parte de sua formação inicial.
As audições acontecem no teatro do Plaza Avenida Shopping, em Rio Preto, parceiro inaugural do projeto e responsável pela cessão do espaço para ensaios. O formulário de inscrição está disponível no perfil oficial da orquestra no Instagram @orquestradecordasimperial.
COMPOSIÇÃO
Voltada a músicos profissionais — ou seja, que tenham na música sua principal atividade —, a seleção busca instrumentistas de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) com sólida formação técnica, experiência em música de câmara ou orquestras e disponibilidade para integrar um projeto artístico comprometido com a qualidade e a valorização da cultura local.
“Durante a audição, cada candidato deverá executar um excerto obrigatório, previamente selecionado, e uma obra brasileira de livre escolha, demonstrando versatilidade e sensibilidade musical”, explica o maestro Paluan.
A Orquestra de Cordas Imperial será composta por 21 músicos da cidade e região, em formação camerística — modelo mais enxuto que o sinfônico tradicional. “Com formação enxuta e versátil — composta por seis primeiros violinos, cinco segundos violinos, quatro violas, quatro violoncelos e dois contrabaixos —, valoriza tanto a expressão individual quanto a força do coletivo”, afirma o maestro. O repertório abrangerá obras do barroco ao contemporâneo.
A proposta do projeto vai além da performance musical. A orquestra pretende se consolidar como um espaço de formação, difusão e fruição da música de concerto, com gestão ética, transparente e remuneração justa para os profissionais envolvidos. Com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo (ProAC – ICMS), o grupo busca atrair empresas interessadas em investir em cultura de forma estratégica.
MOTIVAÇÃO
Segundo Paluan, a motivação para criar a Orquestra de Cordas Imperial tem raízes em questões pessoais e sociais.
“A Orquestra de Cordas Imperial surgiu, inicialmente, da necessidade de trabalhar com dignidade para garantir a subsistência, sem interferir na atuação dos músicos já estabelecidos em São José do Rio Preto. Ao contrário, a proposta é ampliar as oportunidades de trabalho para músicos da cidade e da região. Além disso, o projeto reafirma o compromisso com a arte da regência, área pela qual tenho profunda admiração e necessidade constante de atuação”, afirma.