Pacientes com dengue podem procurar diretamente a Swift, em Rio Preto

A ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, participa nesta quinta-feira, 20, da inauguração do novo Centro de Hidratação instalado na Swift, em Rio Preto. O espaço terá 100 leitos para atender pacientes com dengue.
Além da ampliação dos leitos, outro diferencial do Centro de Hidratação na Swift é que qualquer paciente com suspeita de dengue poderá ir diretamente ao local. Antes, aqueles que apresentavam sintomas precisavam primeiro passar por uma unidade básica de saúde (UBS) ou de urgência (UPA) e só eram encaminhados para a unidade especializada se um médico determinasse a necessidade de hidratação intravenosa.
A estrutura montada na Swift atenderá exclusivamente moradores de Rio Preto, com idade a partir de cinco anos e sintomas de dengue.
Com a inauguração do novo centro, os atendimentos a pacientes com dengue nas UBSs São Deocleciano, Estoril e Solo Sagrado serão gradualmente reduzidos. A orientação é que, a partir desta quinta, os moradores com sintomas da doença busquem preferencialmente o Centro de Hidratação da Swift. O da UPA Jaguaré, com 30 vagas, continuará funcionando.
O novo espaço será gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde e contará com o apoio de dez médicos, 22 enfermeiros, 18 técnicos de enfermagem e quatro farmacêuticos da Força Nacional do SUS.
Emergência
Rio Preto é a cidade com mais casos de dengue no País. São 16.173 confirmados e 10 mortes pela doença, segundo monitoramento do governo paulista, que nesta quarta-feira, 19, decretou situação de emergência em todo o Estado. A medida foi anunciada pelo secretário de Saúde, Eleuses Paiva, durante reunião do Centro de Operações de Emergências (COE) para as arboviroses, na capital paulista.
"O objetivo é garantir que cada município tenha a infraestrutura necessária para adotar as medidas certas no momento certo. Os reforços anunciados são para assegurar que os pacientes recebam a assistência necessária e que os municípios atuem adequadamente para o combate às arboviroses", afirmou Eleuses.
Reforços
Entre as medidas anunciadas pelo governo estadual está o acréscimo de 20% no teto de gastos com média e alta complexidade na saúde, o que impacta diretamente na assistência prestada pelos hospitais e unidades de saúde conveniadas ao SUS em todas as regiões de São Paulo.
O decreto estadual também deve facilitar o acesso das cidades a recursos federais e estaduais. Segundo o governo, cada gestão municipal, a partir da análise de seu cenário epidemiológico, poderá utilizar a medida para decretar emergência em âmbito local.
Visita
A ministra chega pela manhã e será recebida no aeroporto pelo prefeito Coronel Fábio Candido (PL). A inauguração do Centro de Hidratação está prevista para as 10h, com a presença do Coronel e do secretário municipal de Saúde, Rubem Bottas.
Após a inauguração, Nísia concederá uma entrevista coletiva, na qual anunciará os investimentos feitos pelo Ministério da Saúde em Rio Preto para o combate à dengue.
Agenda
Às 14h, Nísia visita a UPA Tangará e, às 15h, segue para o complexo Funfarme, que inclui o Hospital de Base (HB) e o Hospital da Criança e Maternidade (HCM). A agenda termina com uma visita à UBS Estoril às 17h.
Após a visita, a ministra seguirá para o Aeroporto de Rio Preto, onde embarcará em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e deve retornar a Brasília.