Polícia Federal de Rio Preto faz operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

Polícia Federal de Rio Preto faz operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
Operação da Polícia Federal cumpriu mandados de busca e de prisão (Divulgação/Polícia Federal)

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 2, a Operação Hetera, que investiga crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em atuação interestadual. Cerca de 40 policiais federais cumpriram cinco mandados de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Rio Preto, Curitiba (PR), Itajaí (SC), Itapema (SC), Tijucas (SC), Ponta Porã (MS) e Brasília (DF). Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara da Justiça Estadual de Rio Preto.

As investigações tiveram início após a Polícia Federal identificar uma organização criminosa que atuava no Sul do país e migrou para Rio Preto. O grupo era responsável por movimentar recursos do tráfico de drogas e utilizava os valores ilícitos para aquisição de imóveis em nome de terceiros, numa tentativa de ocultar a origem do dinheiro. Comerciantes locais também emprestavam seus nomes para viabilizar a compra dos bens.

Durante as investigações, foram apreendidos 217 quilos de cocaína, R$ 7,2 milhões e US$ 798 mil dólares, valores que seriam destinados à aquisição de mais entorpecentes. As quantias estavam sendo transportadas em um caminhão da organização criminosa, interceptado quando se dirigia a Ponta Porã/MS.

A ação contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de São Paulo (Gaeco/MP/SP).

A investigação foi batizada de “Hetera”, em referência às cortesãs da Grécia antiga de classe elevada, uma vez que o grupo criminoso estava construindo uma boate de luxo em Rio Preto para ocultar e lavar os valores obtidos com as atividades ilícitas.