Rio-pretenses vão correr a São Silvestre no dia 31 de dezembro
A Corrida Internacional de São Silvestre terá sua 99ª edição nesta terça-feira, 31, em São Paulo. A prova de rua foi idealizada pelo jornalista Cásper Líbero, em 1925, e foi crescendo até se tornar a principal prova do País e da América Latina. O percurso total a ser percorrido é de 15 km, com largada e chegada na avenida Paulista, e Rio Preto estará representada na competição.
O casal rio-pretense formado pelo analista de T.I. Leandro Visinume, 42 anos, e a funcionária pública Valeria Verona, 44, participará pela primeira vez, sem esconder a ansiedade. "A sensação é de realização de um sonho, são meses de preparo para a corrida, dá aquele frio na barriga, aquela alegria, uma sensação de que vou fazer o meu melhor para terminar", afirmou Valeria. O casal espera concluir bem a prova e ver grandes atletas competindo. "Torçam por nós", completou.
Esforços
Para participar da São Silvestre, são necessários esforços na preparação durante um longo período. O educador físico Rodrigo de Souza Santos, 43, mais conhecido como Digão, treinador da Assessoria Digão Runner, detalhou a preparação para correr, que vai além de treinos físicos.
"Geralmente, eu falo para o aluno primeiro ir ao médico, fazer um check-up para ver se está tudo bem. Depois de seis meses de preparação, precisa focar na parte de alimentação e suplementação. Um nutricionista ajuda bastante a fazer o acompanhamento. Depois, tem a parte de fortalecimento, porque começa a perder peso, massa muscular e precisa fortalecer a musculatura para aguentar as provas longas", explicou.
Experiência
Participantes mais experientes também estarão presentes. A executiva de contas Kelly Nogueira, 45, vai para sua terceira São Silvestre, e revela que competir era um sonho de criança, mas nunca imaginou que ia correr. Após os 40 anos, resolveu entrar no mundo das corridas, estreando na competição em 2022.
"No primeiro fui bem, andei um pouco, porque ainda não tinha toda a preparação. Já a segunda, no ano passado, me preparei o ano todo. Participei de outras corridas, fiz a meia-maratona do Rio em agosto, então estava bem preparada e fiz um tempo muito melhor", relatou a corredora, que ainda aconselhou que quem pretender ir à 100ª edição no ano que vem deve começar a treinar já em janeiro.
Com a expectativa de ter um desempenho ainda melhor nesta edição, Kelly deixou um recado para quem está iniciando no esporte: "Nós somos capazes, independente de idade, de tudo. É força, foco e fé. Não espere motivação e milagres. Tenha foco, tenha disciplina que você faz seu próprio milagre".
Kits
A retirada dos kits dos 37.500 inscritos na 99ª Corrida Internacional de São Silvestre será no Parque Ibirapuera, no prédio da Bienal, até as 18h de 30 de dezembro. Além da entrega de kits, o espaço de 7.000 m² do icônico Pavilhão Ciccillo Matarazzo abrigará mais de 30 estandes com ativações, exposições e vendas de diversas marcas esportivas. Neste ano, o destaque é para os produtos oficialmente licenciados.
A prova
A largada na Avenida Paulista será em ondas, divisão dos pelotões que é baseada nos paces/ritmos informados no momento da inscrição. Os atletas podem consultar seu pelotão antecipadamente no site oficial, utilizando o CPF. A programação da prova de 15km terá início às 7h25min, com a categoria Cadeirantes. Às 7h40min, será a vez da Elite feminina. Às 8h05min largam a Elite masculina, Pelotão Premium, Cadeirantes com Guia e o Pelotão Geral. Este último grupo será subdividido em três grandes bolsões: Azul, Verde e Vermelho. (Colaborou Arthur Riva, com Agência Estado)