Sebrae de Rio Preto lança programa de capacitação gratuito para o setor de barbearias
Setor de barbearias tem crescido em Rio Preto; capacitação oferece 80 vagas. Conhecimento técnico ajuda, mas gestão é fundamental
Se antes o mercado da beleza, que sempre foi forte em Rio Preto, era mais focado em atender às consumidoras mulheres, com uma infinidade de salões de beleza, hoje quem ocupa um grande espaço no mercado da cidade são as barbearias, destinadas ao público masculino. De acordo com a Prefeitura, são 130 unidades do segmento cadastradas na Secretaria Municipal da Fazenda. E, de 2020 até agora, pelo menos 44 foram inauguradas.
“O segmento de beleza cresce ano a ano, toda a cadeia da beleza, que envolve a prestação de serviço e a indústria da beleza. Notamos que nos últimos anos as barbearias têm ganhado muito espaço”, afirma Wagner Jacometi, consultor de negócios do Sebrae de Rio Preto.
Os rio-pretenses devem gastar até o fim deste ano mais de R$ 600 milhões com higiene e cuidados pessoais e, para quem atua no setor, é uma ótima notícia. Deste total, a classe B rio-pretense lidera os gastos, com mais de R$ 259 milhões, enquanto a classe C irá desembolsar R$ 246 milhões para cuidar da beleza. Este setor está na frente de outros gastos importantes, como recreação e cultura, viagens e até vestuário.
Para desenvolver ainda mais este segmento na cidade, o Sebrae lançou o Programa Barbeiro Empreendedor. O profissional – formalizado como MEI - pode se inscrever de graça no evento, que começará no próximo dia 7. Ao todo, serão 80 vagas disponíveis para uma série de cursos e imersão no mundo da beleza masculina. Podem participar profissionais de Rio Preto e da região.
Os interessados devem fazer as inscrições até esta sexta-feira, 4, pelo link https://forms.gle/pwcpqKMtGptKGMEY8. Outras informações podem ser obtidas pelo número (17) 3214-6688.
O programa terá, além de capacitações técnicas com profissionais da área, gestão de barbearias com consultores do Sebrae. Além disso, serão feitas duas visitas técnicas em feiras que são referência no setor em São Paulo: a Beauty Fair e a Barber Week.
Diferencial
“Cada negócio precisa buscar um diferencial diante da concorrência e não focar apenas no conhecimento técnico, mas também na gestão da empresa”, afirma Wagner.
Os participantes terão desde curso de gestão financeira, modelagem de negócios e marketing digital, além do conhecimento na área deles, como técnicas de cortes na tesoura e barboterapia. O curso é presencial e ganhará o certificado quem tiver presença de pelo menos 75%.
“Diferentemente de outros programas do Sebrae, com foco específico em gestão de empresas, este programa vai ter um algo a mais com os cursos técnicos. O participante irá ter a vivência na prática do especialista”, diz.
O barbeiro Victor Hugo Lopes Xisto, 24 anos, estará no programa e levará um pouco do seu conhecimento nas duas áreas: técnica e administrativa. “A parte administrativa é um grande problema para a maioria dos barbeiros. As pessoas começam a empreender pelo conhecimento técnico na área, sabem cortar o cabelo e abrem uma empresa. Mas administrar exige outros conhecimentos, que ficam de lado e farão falta no futuro”, diz.
Aprendizagem é essencial
O mundo da beleza se mistura com a própria vida do barbeiro Victor Hugo. Ele começou a trabalhar na área quando tinha apenas 11 anos e desde então, nunca mais saiu.
“Minha mãe tinha um salão para mulheres e eu a ajudava. No começo servia café, limpava o chão, mas aos poucos comecei a lavar cabelos, fazer a preparação e fui pegando o gosto pela profissão”, afirma.
Victor fez o primeiro curso na área aos 13 anos, mas não levou muito a frente trabalhar com corte feminino. Foi depois de conhecer e fazer um curso de barbearia que sua trajetória mudou. “Com apoio da minha mãe, que comprou uma cadeira, um espelho, comecei a fazer corte masculino, dentro do salão dela”, diz.
Mas a vontade de empreender era grande e depois de alguns anos no salão com a mãe, ele resolveu abrir o próprio. “Abri minha barbearia com 21 anos. Uma semana depois veio a pandemia e fechou tudo. Foi um período difícil, com dívida do investimento e mensal. Fiquei perdido e foi quando busquei conhecimento para manter meu negócio.”
Victor conta que começou a fazer cursos do Sebrae, de gestão de negócio e empreendedorismo para buscar um diferencial. “Quando a pandemia deu a trégua comecei a crescer e em um ano na minha barbearia já consegui mudar para um espaço maior”, diz.
Atualmente, Victor tem uma equipe de barbeiros em seu salão, dá cursos de aperfeiçoamento para barbeiros e presta assessoria em barbearias. Para ele, o crescimento dele só foi possível pela aprendizagem que teve.
“O fato de eu estar sempre em busca de conhecimento fez eu entrar em projetos interessantes e saber oferecer diferenciais. O barbeiro de sucesso tem de ter um bom corte, bom atendimento, mas também uma boa gestão financeira e sempre buscar aprender”. (ML)
SERVIÇO
Inscrições podem ser feitas no link: https://forms.gle/pwcpqKMtGptKGMEY8
Informações pelo WhatsApp: (17) 3214-6688
Local: Sebrae-SP, Rua Dr. Presciliano Pinto, 3.184
Cronograma de ações
- 7 de agosto: Evento de lançamento
- 21 de agosto: Modelagem de negócios para barbearias
- 4 de setembro: Técnicas de cortes na tesoura para barbearia
- 11 de setembro: Visita técnica - Feira Beauty Hair
- 18 de setembro: Gestão financeira para barbearia: fluxo de caixa, análise de resultados e indicadores
- 2 de outubro: Técnicas de barboterapia
- 9 de outubro: Marketing digital para barbearia
- 23 de outubro: Visita técnica - Feira Barber Week
- 30 de outubro: Encerramento e entrega dos certificados