Supercomputador diz que Chelsea é o favorito a ganhar o Mundial de Clubes

Supercomputador diz que Chelsea é o favorito a ganhar o Mundial de Clubes
Pedro Neto comemora gol do Chelsea contra o Benfica; time é considerado favorito ao título (Divulgação/FIFA)

O Chelsea é o grande favorito a ganhar o Mundial de Clubes, com mais de um quarto de chances de se tornar campeão. O atual campeão da Europa, o Paris Saint-Germain, tem quase a mesma probabilidade de vencer, enquanto o Palmeiras é quem menos tem chances de avançar às semifinais.

A análise estatística é do “supercomputador” da Opta Analyst, grupo especializado em produção de dados esportivos. De acordo com o cálculo, apesar de terem terminado a fase de grupos na segunda colocação do Grupo D, os Azuis de Londres têm 26,8% de chances de se tornar os novos campeões do mundo.

Os números quase cravam ainda que o Chelsea vencerá o Palmeiras no próximo confronto entre os dois times, assim como ocorrido em 2022. As chances do clube inglês avançar para as semifinais, de acordo com o supercomputador, são de 74,8%. O Palmeiras fica com 25,2%.

Um dos favoritos do torneio, o Paris Saint-Germain, que enfrentará o Bayern de Munique nas quartas de final, tem chances um pouco menores de ficar entre os quatro últimos clubes da competição. Segundo a análise, 57,7% de chances do francês chegar às semis, contra 42,3% do alemão. É o jogo mais equilibrado desta etapa.

O Real Madrid é um dos times com mais chances de avançar para a próxima fase (59,7%), com o Al-Hilal (59,8%). Os clubes enfrentarão, respectivamente, o Borussia Dortmund (40,3%) e o Fluminense (40,2%). Com isso, os confrontos das semifinais aconteceriam entre Chelsea e Al-Hilal e entre Paris-Saint Germain e Real Madrid.

Já os finalistas estão, segundo a Opta Analyst, entre Chelsea, Paris Saint-Germain, Real Madrid e Bayern de Munique. O time inglês tem quase mais de metade das chances de avançar à grande decisão (57,9%); o francês, 35,6%; o espanhol, atual campeão mundial, possui 27,1% de probabilidade de chegar à final; e o alemão de Munique, 23,3%.

O título, por sua vez, tem mais chance de ficar nas mãos do Chelsea (26,8%), mas também pode ser quase na mesma proporção do PSG (24,9%). Real Madrid (16,9%) e Bayern de Munique (14,8%) também tem possibilidades semelhantes entre si.

Apesar de terem surpreendido nas etapas anteriores, Palmeiras e Fluminense continuam sendo considerados azarões no torneio. Aos brasileiros, foram reservadas as menores chances de título entre os oito clubes nas quartas de final. Enquanto o time paulista tem 3% de chances de vencer um título mundial pela primeira vez, a equipe carioca é a menos favorita ao mesmo feito, com 1,5% de chances.

O Al-Hilal é o não-europeu com mais chances de se tornar campeão. A probabilidade é de 4,3%, calcula o supercomputador. O Borussia Dortmund, por fim, possui 7,6% de possibilidade.

As quartas de final do Mundial de Clubes se iniciam na próxima sexta. No primeiro confronto, Fluminense e Al-Hilal se enfrentam a partir das 16h (de Brasília). O próximo é o Palmeiras, que joga contra o Chelsea às 22h. No sábado, abrem o dia de jogos PSG e Bayern, que duelam às 13h. Fecham a rodada Real Madrid e Borussia, que jogam às 17h.

DADOS

 

As chances de título de cada time no Mundial de Clubes

  • Chelsea  26,8%
  • Paris Saint-Germain  24,9%
  • Real Madrid 16,9%
  • Bayern de Munique 14,8%
  • Borussia Dortmund  7,6%
  • Al-Hilal  4,3%
  • Palmeiras  3%
  • Fluminense 1,5%

Fonte: Opta Analyst

 

Paulinho volta a treinar normalmente

Paulinho treinou pela primeira vez com o elenco do Palmeiras nesta semana. No Novacare Complex, CT dos Eagles na Filadélfia, o camisa 10 foi a novidade da atividade na manhã desta quarta-feira. Recuperado de um quadro gripal, o lateral-esquerdo Piquerez também voltou aos trabalhos, mas não poderá jogar, já que está suspenso.

O atacante palmeirense fez trabalhos físicos nos últimos dois dias e não apareceu no gramado até esta quarta-feira, quando treinou normalmente com o grupo. Ele segue um cronograma específico por causa das dores que sente na perna direita, decorrente da fratura por estresse na tíbia, que sofreu no ano passado.

A cirurgia a que foi submetido no fim do ano passado, quando ainda era jogador do Atlético Mineiro, não resolveu o problema e o atacante de 24 anos continua com muitas limitações físicas, como disse em duas entrevistas neste Mundial, depois do qual passará por nova cirurgia.

A imprensa, como habitual, pôde assistir a 15 minutos do treinamento no CT dos Eagles e viu apenas os atletas descontraídos em uma roda de bobinho e trabalho de ativação comandado pelos preparadores físicos e auxiliares de Abel Ferreira.

O treinador português avisou há alguns dias que os treinamentos, neste momento, servem mais para ajustes táticos. O trabalho mais importante como preparação para a competição já foi feito. O comandante pensa como montará a defesa, que não tem Gustavo Gomez, Piquerez nem Murilo. Existe a possibilidade de o time jogar com uma linha de três defensores, sendo um deles um lateral-direito, como o português já fez em várias outras ocasiões.

A temperatura nesta quarta foi bem mais amena do que nos dias anteriores. Choveu e não fez sol na Filadélfia, palco do duelo entre Palmeiras e Chelsea na próxima sexta-feira. A bola rola no Lincoln Financial Field às 22h (de Brasília), pelas quartas de final do Mundial. Quem avançar pegará Fluminense ou Al-Hilal. (AE)