Projeto da Educação distribui 163 mil livros para mais de 20 mil alunos em Rio Preto

Livros na mochila, nas mãos e histórias na ponta da língua com o brilho da descoberta no olhar. Foi assim que a rede municipal de ensino deu início, na segunda-feira, 30, ao projeto “Ler e Reler”, uma iniciativa da Secretaria de Educação de Rio Preto que busca formar novos leitores, ampliando o acesso das crianças a livros de qualidade e estimulando a leitura também fora da sala de aula. O lançamento aconteceu na Escola Municipal Amaury de Assis Ferreira, com a entrega dos primeiros kits literários.
Cada aluno do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental vai receber uma mochila com oito livros selecionados de acordo com a faixa etária, além de um exemplar do livro “Trajetórias Leitoras”, que propõe atividades aos estudantes e orientações para educadores. Professores e coordenadores pedagógicos também receberão seus próprios materiais.
A secretária de Educação, Renata Azevedo, conta que o projeto surgiu a partir do compromisso com as metas dos programas Criança Alfabetizada, do governo estadual, e Alfabetiza Juntos, do governo federal. “Rio Preto participa ativamente dessas iniciativas e, inclusive, já foi premiada. Com isso, incluímos no nosso Plano de Trabalho Anual (PTA) a meta de ampliar o incentivo à leitura. A partir dessa diretriz, identificamos a aquisição de acervos literários como uma das ações estratégicas para fortalecer o hábito da leitura na rede”, explica.
PROJETO
Ao todo, serão distribuídos mais de 163 mil livros para cerca de 20,4 mil alunos da rede municipal. Os exemplares são para uso pessoal e devem ser levados para casa, incentivando momentos de leitura em família e o distanciamento das telas. Como os alunos de cada turma recebem os mesmos títulos, as obras também serão trabalhadas em sala de aula, com atividades coletivas e projetos de leitura.
“Todo o processo de escolha das obras contou com a participação da equipe da Diretoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, envolvendo diretores, coordenadores, professores e as gerências pedagógicas da pasta’, conta a secretária de Educação.
Durante o evento, a secretária de Educação, Renata Azevedo, ressaltou a importância do projeto para o desenvolvimento da fluência leitora. “Participar deste momento é uma alegria muito grande. Esse material vai contribuir com a fluência leitora de vocês. E sabem o que significa ser fluente numa leitura? Significa entender tudo o que foi lido. E o mais importante: vocês serão capazes de opinar sobre aquilo que leram”, afirmou.
O prefeito Coronel Fábio Candido também participou da cerimônia e reforçou o compromisso da gestão com a educação. “Estamos incentivando a leitura, porque não adianta exigir que a criança escreva bem se ela não souber ler direito. Com a leitura, a gente viaja, aumenta o vocabulário, desenvolve a criatividade e passa a escrever melhor. É por isso que estamos nos esforçando para que vocês tenham a primeira biblioteca de vocês”, disse.
INCENTIVO
O pequeno Murilo Soares, de 6 anos, aprovou a ideia. “Eu gosto muito de ler. Quando a gente lê, aprende novas palavras”, comentou, empolgado com os livros que acabara de receber.
O programa “Ler e Reler” se propõe a incentivar a leitura desde cedo, estimular a formação de um acervo pessoal para cada criança, valorizar a literatura nacional e contemporânea, e fortalecer os vínculos entre escola e família. Todas as unidades escolares que atendem alunos do 1º ao 5º ano já receberam os kits, que serão entregues aos estudantes ao longo do mês de julho — antes ou depois do recesso escolar, a critério de cada escola. O recesso começa no próximo dia 7, e as aulas serão retomadas no dia 21.
Para Renata Azevedo, a expectativa é bastante positiva. “Acreditamos que o ‘Ler e Reler’ será um importante incentivo à leitura, contribuirá para a formação de acervos individuais para os alunos e permitirá o desenvolvimento de propostas de leitura mais amplas dentro das unidades escolares. Além disso, o projeto reforça o vínculo familiar por meio da leitura em casa. O contato constante com os livros favorece a autonomia e a fluência leitora, ampliando a compreensão e a capacidade crítica das crianças — elementos essenciais para a formação de cidadãos participativos e conscientes”, conclui a secretária de Educação.