Tenista de Rio Preto lidera ranking estadual na categoria 11 anos

Tenista de Rio Preto lidera ranking estadual na categoria 11 anos
João Pedro Petrolini, de 11 anos, é uma das grandes promessas do tênis na região de Rio Preto e terá novos desafios em 2025, na categoria juvenil (Guilherme Baffi 19/12/2024)

O tenista rio-pretense João Pedro Petrolini, de 11 anos, finalizou o ano de 2024 com a 1ª posição do ranking paulista da categoria 11 anos. A colocação, conquistada em ano vitorioso para o representante da cidade, rendeu o acesso à categoria do tênis juvenil em 2025. O atleta ficou em primeiro lugar entre 204 tenistas federados de todo o Estado.

Nos 52 jogos que fez no ano, João Pedro venceu 41, chegando a engatar uma sequência de 28 triunfos. Além dos números expressivos, terminou a temporada com dez títulos, sendo um brasileiro e nove paulistas. Também conquistou três vice-campeonatos em âmbito estadual.

Estreando no tênis juvenil no próximo ano, o jovem tenista falou sobre as expectativas: “Conseguir bons resultados em torneios, ficar em uma boa colocação no ranking paulista e brasileiro, adquirir mais experiência e tentar ser convocado pela FPT (Federação Paulista de Tênis) para representar São Paulo na Copa das Federações”.

Sempre mantendo a árdua rotina de treinos, com disciplina e dedicação, João passará por novos testes no esporte em sua nova categoria. O pai, Junior Petrolini, que acompanha de perto e participa ativamente do desenvolvimento do filho, relatou que não esperavam o grande desempenho de 2024 e devem continuar a trajetória com calma e paciência.

“Assim como em 2024 não tínhamos como objetivo terminar liderando o ranking paulista, em 2025 iremos, aos poucos, expondo o João a novas experiências e desafios maiores. Para isso, temos consciência de que é preciso estar muito bem preparado. Portanto, nosso foco será na formação do tenista, na preparação dele. Os resultados não controlamos”, afirmou Junior.

O tenista segue com foco no desenvolvimento no esporte, não necessariamente nos resultados, mas deve chegar ainda mais motivado para o próximo ano. O pai destacou a idade de João e suas necessidades. “O objetivo principal para 2025 é aprimorar a técnica, o físico e a disciplina tática nas quadras. Trata-se ainda de uma criança descobrindo seus potenciais, suas habilidades e aptidões para o esporte”, finalizou.

(Colaborou Arthur Riva)