Novorizontino e Mirassol ficam entre os 40 melhores times do País
Mirassol e Novorizontino subiram posições no Ranking Nacional dos Clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os times da região se destacaram na temporada de 2024 e ficaram entre os 40 melhores do País no ranking que leva em consideração o desempenho das equipes em competições nacionais dos últimos 5 anos, com peso maior para os campeonatos mais recentes.
O Leão foi o melhor colocado, em 37º, no ano em que conquistou o acesso inédito à Série A do Campeonato Brasileiro. Em relação ao ano anterior, foram somadas nove posições, ultrapassando o rival regional, que ficou em 39º. Apesar da ultrapassagem, o desempenho do Tigre também foi de destaque, com seis posições a mais em relação ao último ano.
O presidente do Mirassol, Edson Ermenegildo, falou sobre o destaque nacional. “É uma coisa natural, quando sobe de divisão, soma mais pontos no ranking da CBF. Como nós disputamos nos últimos anos a Séries D, C, B e agora vamos disputar a A, logicamente deveríamos subir, e foi o que ocorreu”, explicou o presidente.
Em 2019, o Leão era o 176º colocado, subindo mais de 100 posições desde então. O ano de 2025 marca o centenário mirassolense e será o primeiro ano do time na elite do futebol nacional.
“A expectativa é no mínimo nos mantermos na divisão, na Série A do Brasileiro e também na Série A1 do Paulista. Dois campeonatos que a gente sabe que são muito difíceis e o nível técnico é muito alto. Então a nossa primeira meta é continuar na divisão e dependendo do andamento do campeonato, conseguir algo mais elevado, uma melhor classificação. Mas a primeira preocupação é montar uma equipe competitiva mais um ano para continuar nossa luta”, completou o presidente.
NOVORIZONTINO
Já em Novo Horizonte, apesar de o acesso ter escapado na última rodada, o presidente Genilson da Rocha Santos destacou a boa gestão. “(O ranking) Só mostra que o trabalho do clube está no caminho certo, vem sendo reconhecido a nível nacional, e como um clube que a cada ano vem se confirmando como bem estruturado, de bons profissionais e que procura fazer o melhor futebol. Isso vem sendo reconhecido e visto por todos”, afirmou.
Sobre o futuro, o presidente do Tigre falou em continuar melhorando. “Cabe a nós cada vez mais procurar melhorar, estar atento no que o mercado do futebol está realizando, para que o Novorizontino siga nesse projeto de ascensão, de busca por um trabalho e um futebol cada vez melhor”.
Os demais times da região não foram mencionados no ranking, com destaque para o Votuporanguense, que no ano passado foi o lanterna, na 238º colocação. Rio Preto e América também não estiveram presentes na classificação.
No topo
O Flamengo se manteve na liderança do ranking. O Trio de Ferro, com São Paulo, Palmeiras e Corinthians, respectivamente, vem na sequência. O Tricolor ultrapassou o Alviverde, enquanto o Timão ganhou duas posições.
Os outros paulistas acima de Mirassol e Novorizontino são Bragantino (14º), Santos (16º), Botafogo-SP (32º), Ponte Preta (33º) e Ituano (34º). O Guarani está entre os times da região, em 38º.
(Colaborou Arthur Riva)