Adriana Belic fala sobre gestão de recursos culturais em evento da Revista Bem-Estar

Adriana Belic fala sobre gestão de recursos culturais em evento da Revista Bem-Estar
Diário da Região

A cultura não é apenas expressão artística, mas também engrenagem econômica capaz de movimentar cadeias produtivas inteiras. Essa será a abordagem da curadora artística, parecerista e especialista em cultura e economia criativa, Adriana Belic, que ministra a palestra “Do palco ao PIB: como a cultura move a economia” na edição de setembro do projeto Bem-Estar no Riopreto Shopping, promovido pela revista Bem-Estar, encartada aos domingos no Diário da Região.

Com entrada gratuita, a palestra acontece nesta quarta-feira, 17, às 19h, no espaço Casa Conceito da Mostra Arq Design, no Riopreto Shopping. O objetivo é aproximar o público do conhecimento sobre as leis de incentivo fiscal e as leis de fomento e identificar os impactos diretos na economia local e do País.

PALESTRA

Em sua palestra, Adriana irá trazer detalhes sobre o funcionamento das leis de incentivo e fomento, não só apenas dentro da cultura, mas também em outros setores que colaboram diretamente para a movimentação e monetização da economia local, como a rede hoteleira, os restaurantes e o setor de transportes. A proposta é demonstrar como esses setores se conectam, formando uma cadeia produtiva.

Segundo Adriana, um dos pontos que ainda mais desperta interesse e dúvidas entre o público é a questão da renúncia fiscal, recurso utilizado como forma de estímulo à economia ou de apoio a programas sociais, muitas vezes desenvolvidos por empresas privadas ou por organizações não governamentais. Esse recurso, apesar de estar presente em várias áreas do dia a dia, ainda é pouco compreendido por grande parte das pessoas.

“Eu irei fazer um comparativo juntamente com outras áreas da economia, por uma linha de raciocínio que fique mais fácil de entender, explicando como funcionam as leis dentro dessa renúncia fiscal, ainda trabalhando com exemplos simples como o de, toda linha de eletrodomésticos ter incentivo fiscal, e, muitas pessoas ainda não saberem disso”, acrescenta.

ALÉM DA CULTURA

A especialista em cultura e economia criativa, também é formada em Gestão de Marketing e Vendas (Anhembi Morumbi), possui especializações em Música e Negócios (PUC-RJ), Gestão de Políticas Públicas (Universitat de Girona), Gestão de Negócios (Senac-SP) e Comunicação e Marketing (ESPM).

Segundo Adriana, a palestra busca não apenas esclarecer informações técnicas dentro da economia, mas também aproximar o público de uma compreensão mais ampla sobre como a cultura, ao receber incentivos e fomento, funciona como parte de uma rede de desenvolvimento econômico e social, com impactos que vão além dos limites do setor cultural e alcançam o cotidiano da população.

“Às vezes o pessoal tem uma visão limitada sobre os impactos diretos, eu vou fazer um comparativo do porquê da importância de não apenas ter só cultura, mas de ter subsídios para a cultura, assim como também tem subsídio para gasolina, para linha de carros populares, vou falar um pouco sobre isso também”, explica. (Colaborou Ana Carolina de Almeida)