Bruno Moura assume Podemos de porteira fechada e tira partido da órbita de Itamar
Agora é oficial. O belicoso vereador Bruno Moura ganhou, enfim, um partido para chamar de seu, passando a responder pelos rumos do Podemos em Rio Preto. Uma decisão cozinhada em fogo lento, mas patrocinada diretamente pela chefona nacional do partido, a deputada federal Renata Abreu.
A formalização das mudanças no partido foi confirmada nesta segunda-feira, 19, com a nomeação de Moura para a presidência da Comissão Executiva Municipal Provisória, autorizada pela direção estadual do Podemos e com validade imediata.
Integram ainda a nova Executiva Renan Moura na vice-presidência, Vanderly Maia na secretaria geral e João Ricardo Ferreira da Silva na Tesouraria.
A relação acima mostra que o parlamentar arrebanhou o partido na cidade de porteira fechada, sem precisar se acotovelar com outras lideranças locais.
Vale lembrar que o partido conta ainda, na Câmara, com o vereador Odélio Chaves, reeleito em 2024 numa chapa poderosa, fruto da engenharia de distribuição de forças que orbitavam, então, a candidatura do deputado estadual Itamar Borges (MDB) à Prefeitura de Rio Preto.
O flerte entre Bruno Moura e Renata Abreu começou há alguns meses. Primeiro o vereador foi até ela em Brasília, depois a deputada veio a Rio Preto conhecer de perto o que ele tinha a oferecer. Visitou o projeto Maquinha do Futuro, participou de plenária e, dada, agora, a oficialização dos acordos, ela saiu convencida.
O movimento do Podemos faz parte do redesenho do mapa partidária de Rio Preto. Em 2024, a maioria esmagadora dos partidos locais caminhou com o MDB de Itamar, tal qual aconteceu quatro anos antes com o MDB de Edinho Araújo.
Metamorfose política ambulante, Bruno alinha-se hoje ao governo do Coronel Fábio (PL), se lançou pré-candidato a deputado estadual e voltou ter relações com o vice-prefeito Fábio Marcondes (PL). Isso tudo indica um Podemos agora alinhado aos coronelistas e fora da zona de influência dos emedebistas.
NOTAS
EM TEMPO
Bruno Moura está levando para o time dele no comando do Podemos de Rio Preto, por exemplo, Jatobá, fundador do CAD (Clube Amigo dos Deficientes), educador físico e atualmente técnico da Seleção Brasileira Sub-23 de basquete cadeirante. Jatobá e o próprio vereador sempre foram considerados cabos eleitorais dos mais cobiçados nas disputas para deputado e, agora, já não estão mais disponíveis no mercado.
OUTRO 1
O Podemos não é o único partido de Rio Preto que pode ganhar um novo DNA e também passar para a bolha coronelista. Embora o jogo ainda esteja indefinido dentro da legenda, o PP passa por uma guerra silenciosa nos bastidores. De um lado está o vereador Paulo Pauléra, que comanda a legenda há 20 anos. De outro, o vereador licenciado e secretário de Governo, Anderson Branco. Este último arrombou a porta do partido por cima, com ajuda das conexões do PL e de Fábio Marcondes.
OUTRO 2
A movimentação dos coronelistas para cima do PP faz parte de uma ofensiva começada em 2024, quando o Coronel tentou arrancar o partido da aliança de Itamar, mas barrou pela decisão de Pauléra e do deputado federal Fausto Pinatto. Sozinho, Branco não tem força, mas recentes contatos do Coronel e de Marcondes com gente do PP no andar de cima mostra que o secretário de Governo conta com padrinhos empenhados em bancá-lo.
DE LUXO 1
Na bolsa de valores dos cabos eleitorais de luxo nas eleições a deputado estadual e federal deste ano, um dos nomes que subiram na cotação é o do novo secretário de Serviços Gerais, Ronaldo Oliveira. Como Oliveira chegou à pasta pelas mãos de Fábio Marcondes, é dada como certa a presença dele entre os que vão remar no barco do deputado federal Luiz Carlos Motta (PL). Já a contribuição a estadual ainda estaria indefinida.
DE LUXO 2
E foi aí que, segundo a Coluna apurou, Valdomiro Lopes (PSB) viu a oportunidade de não ficar no prejuízo total com a perda das prerrogativas na pasta de Serviços Gerais. O pessebista já teria sinalizado que deixa o assunto morrer se Ronaldo fizer a campanha dele na tentativa de reeleição à Alesp.
VERITÁ 1
Moradores de Rio Preto estão recebendo ligações de entrevistadores do Instituto Veritá, que ganhou notoriedade por aqui ao fazer as pesquisas de intenção de voto e medição do humor do eleitorado para a campanha do Coronel Fábio Candido em 2024. No questionário dos entrevistadores é nítido o interesse do levantamento sobre como a recente crise na zeladoria da cidade está impactando a opinião da população.
VERITÁ 2
Questionados, secretários do governo do Coronel Fábio Candido juram de pés juntos que a pesquisa não foi solicitada pelas instâncias competentes da Prefeitura, o que sugere se tratar de uma iniciativa do PL. O fato é que os coronelistas demonstram muito interesse em entender até onde vai o estrago do mato alto e praças sujas, por exemplo.
MULTAS
Os números mostram que a Prefeitura de Rio Preto mudou radicalmente de postura em relação aos terrenos particulares sujos e/ou abandonados. Somente nos primeiros 19 dias de janeiro, a Secretaria de Serviços Gerais multou 332 proprietários destas áreas. Para se ter uma ideia, durante todo o mês de dezembro de 2025, foram 151 multas, e 188 em novembro.
NOTIFICAÇÕES
Em termos de notificações, foram 1.280 em novembro do ano passado, outras 948 em dezembro e 832 de 1º de janeiro até agora. Ou seja, a correlação notificações/multas mostra tolerância zero em relação ao problema.
Só o núcleo duro

O Coronel Fábio Candido, que não realizou agenda pública no retorno das férias, nesta segunda-feira, 19 - Reprodução/Redes Sociais
No primeiro dia de expediente oficial depois das férias além mar, o prefeito de Rio Preto, Coronel Fábio Candido (PL), dispensou agenda pública nesta segunda-feira, 19, e se trancou em seu gabinete a fim de tomar pé de como anda o mundo do lado de cá. O secretário de Gabinete e superintendente do Semae, Rodrigo Carmona, e o vice-prefeito Fábio Marcondes, que passou o bastão ao titular, estão entre os poucos interlocutores com os quais ele se reuniu. Com a decisão de não atender ninguém fora o núcleo duro, o Coronel (foto) obrigou vereadores da base, que estão em busca de uma solução em relação à alta nos valores venais de imóveis, a segurar a ansiedade. Sua primeira aparição pública está prevista para ocorrer durante evento da Associação Paulista de Municípios (APM), nesta terça-feira, 20, para o qual são esperados representantes de 120 municípios, além do secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, cacique nacional do PSD.

Redação 



