‘Cartilha’ cobra do prefeito eleito perfil do novo secretário de Saúde
A indicação do novo secretário de Saúde recebeu especial atenção do Conselho Municipal de Saúde (CMS), que tratou do tema em ofício encaminhado ao prefeito eleito de Rio Preto, Coronel Fábio Candido (PL). O documento do colegiado, datado do início de dezembro, lista “pré-requisitos que entende serem essenciais” para quem for ocupar a cadeira de secretário de Saúde.
Tem sido uma área espinhosa e o atual titular, o procurador municipal aposentado Adilson Vedroni, é cotado para permanecer no posto. O ofício é assinado pelo ex-presidente do CMS, o médico Rodrigo Ramalho, cujo mandato já se encerrou. Dentre os requisitos apontados na recomendação encaminhada ao prefeito eleito estão “formação superior na área da saúde, administração pública, gestão de serviços de saúde ou áreas correlatas, conhecimento aprofundado sobre os princípios e diretrizes do SUS, com ênfase na universalidade, equidade e integralidade do atendimento”. O documento também cobra “experiência comprovada na gestão de políticas públicas de saúde, preferencialmente ao nível municipal, estadual ou federal”.
Em outro tópico, são apontados alguns requisitos de perfil pessoal, como “postura ética, diálogo respeitoso e compromisso com a valorização dos trabalhadores do setor de saúde”. A recomendação também lista "experiência e habilidades gerenciais". Neste tópico, é apontada a "capacidade de liderar equipes multidisciplinares e articular com diferentes setores da administração pública e sociedade civil".
O conselho atualmente é presidido pelo cirurgião-dentista Fernando Araújo, que já comandou o colegiado e também já foi secretário de Saúde. Ele afirmou em entrevista ao Diário neste mês que o próximo prefeito deve tratar temas polêmicos com o conselho.
A pasta tem um dos maiores orçamentos da Prefeitura e lida não só com atendimentos diários, mas também com a necessidade de organizar rapidamente as ações. Para o futuro próximo, a maior preocupação, já externada pelo novo presidente do CMS, é a dengue.