Clarin Cia de Dança abre o Festival Internacional de Teatro nesta quinta, em Rio Preto
Aos poucos, os artistas dos bastidores terminam os preparativos para que os artistas do palco possam brilhar, reverenciando a memória e a ancestralidade, no Festival Internacional de Teatro de Rio Preto (FIT), que começa nesta quinta, 18.
Pela primeira vez, quem abre o FIT é a premiada Clarin Cia de Dança, com o espetáculo “Fênix - onde nascem os sonhos”. Com entrada gratuita, a apresentação começa a partir das 20h no Anfiteatro Nelson Castro, na Represa Municipal.
FÊNIX
Com 14 dançarinos das comunidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, “Fênix - Onde nascem os sonhos” é o espetáculo vencedor do Prêmio APCA 2023 de melhor direção musical. Segundo Kelson Barros, que assina a direção-geral e artística, Fênix materializa a tentativa da Clarin em conceber uma obra periférica que tratasse apenas do tema felicidade. Isso se configurou em um grande desafio para um coletivo de dança, que sempre tratou de questões urgentes da sociedade brasileira em suas montagens, sobretudo aquelas que afetam as pessoas da periferia.
“Esse espetáculo surge através de uma provocação, uma pergunta que fizeram após um bate-papo do nosso primeiro espetáculo, ‘ou 9 ou 80’, na qual a pessoa falou que todo espetáculo periférico é um espetáculo que fala sobre coisa ruim. A partir daí, a gente começou a refletir se é possível fazer um espetáculo periférico que fale só sobre alegria, só sobre a felicidade. Assim, surge o “Fênix”, essa obra de passinho, com uma trilha executada ao vivo. A trilha de funk é premiada pelo APCA 2023”, diz.
EDIÇÃO 2024
Até o dia 27, o FIT ocupa diversos locais da cidade com 70 apresentações e mais 24 atividades [per]formativas. São 37 espetáculos teatrais na programação, entre produções nacionais e de mais quatro países (Bélgica, Colômbia, França e Itália). Além disso, o Graneleiro volta a ocupar as noites no Complexo Swift de Educação e Cultura com mais de 40 atrações. A programação completa está disponível no site www.fitriopreto.com.br.
“A edição do FIT em 2024 aposta com força na ideia da ‘Memória’. Do nosso diálogo no presente com temporalidades múltiplas, com a afirmação do direito à diferença e à identidade. Com 37 trabalhos de diferentes lugares do Brasil e do mundo, quase 100 atividades entre espetáculos e encontros, Rio Preto receberá uma dose forte de poesia, reflexões, diálogos, crítica e beleza”, diz Thiago Freire, gerente do Sesc Rio Preto e coordenador geral do FIT Rio Preto.
“O FIT se reinventa e não deixa de surpreender, mostrando-se inescapavelmente relevante e atual. Para o Sesc, fazer parte desta realização, é estar no caminho do cumprimento da sua missão de promoção da cultura e da educação permanente”, conclui Freire.