Concerto em Rio Preto homenageia Tom Jobim

O Teatro Humberto Sinibaldi Neto, em Rio Preto, recebe neste domingo, 5, o concerto “Jobim Eterno”, que homenageia o maestro Antônio Carlos Jobim. Com duas sessões programadas, às 16h e às 19h, o espetáculo reúne 22 obras do compositor, reconhecido como um dos principais nomes da música brasileira. A classificação é livre.
Os ingressos podem ser comprados a partir de R$ 40 no Instituto Musical Maestro Paulo de Tarso, localizado na rua Jorge Tibiriçá, 3811, Santa Cruz. No dia do evento, os ingressos também estarão disponíveis na bilheteria do evento pelo mesmo valor a partir das 10h.
O repertório passará por diferentes fases resgatando clássicos da carreira musical do compositor de arranjos, incluindo canções como “Samba de Uma Nota Só”, “Chega de Saudade”, “Modinha”, “Wave”, “Corcovado”, “Águas de Março”, “Este seu Olhar”, “Pela Luz dos Olhos Teus”, entre outras composições.
No palco, a direção artística e o piano ficarão a cargo do maestro Paulo de Tarso. A formação conta ainda com Raphael Pagliuso (violão), Gabriela Oliveira (violoncelo), Raphael Vicente (flauta transversal), Stefano de Marco (bateria) e Edgard Silva (contrabaixo elétrico). Nas vozes, participam Eli Buchala, como intérprete masculino, e o grupo vocal feminino Blackbelts.
“Era um sonho poder executar este especial repertório da Bossa Nova em nossa cidade, repetindo a formação instrumental e vocal que o Jobim usava. Procuramos reunir uma coletânea de marcantes obras deste inesquecível compositor e pianista”, afirma Paulo de Tarso.
O maestro também destaca o caráter coletivo e local do projeto. “O investimento humano no elenco que é todo da nossa cidade, tanto instrumentistas quanto cantoras e cantor solo. Outro destaque é a qualidade do repertório que apresentaremos. A expectativa é de casa cheia no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. Estamos muito felizes de podermos trazer este lindo trabalho artístico de música brasileira ao nosso público rio-pretense”, pontua.
Além de homenagear, participar do concerto tem um significado pessoal para Paulo de Tarso. “Um momento de muita alegria e de realização artística! Tocar e cantar a música de Tom Jobim é muito importante para mim, uma vez que cresci ouvindo essas canções. É tudo muito especial!”, completa o maestro. (Colaborou Ana Carolina de Almeida)
Jobim eterno
Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, mais conhecido como Tom Jobim, foi um dos maiores compositores, arranjadores, pianistas, cantores e maestros da música brasileira. Nascido no Rio de Janeiro, em 25 de janeiro de 1927, e falecido em 8 de dezembro de 1994, em Nova York, Jobim é amplamente reconhecido como um dos principais criadores da Bossa Nova, ao lado de João Gilberto e Vinícius de Moraes.
Com formação erudita e grande influência da música clássica, do jazz e do samba, Jobim revolucionou a música brasileira ao unir sofisticação harmônica a letras poéticas e melodias suaves. Seu trabalho alcançou projeção internacional nos anos 1960, especialmente após a gravação da canção "Garota de Ipanema", em parceria com Vinícius de Moraes, que se tornou uma das músicas mais executadas do século vinte. (ACA)