Coronel Fábio Candido assume presidência do Conselho da Região Metropolitana de Rio Preto

O prefeito Rio Preto, Coronel Fábio Candido (PL), foi eleito nesta quinta-feira, 10, presidente do Conselho da Região Metropolitana de Rio Preto. A votação, realizada no Parque Tecnológico, ocorreu em chapa única e também confirmou o prefeito de Olímpia, Geninho Zuliani, como vice-presidente, e a prefeita de Orindiúva, Mireli Martins, como secretária executiva.
Ao assumir o comando do colegiado, o prefeito rio-pretense disse que o objetivo da nova diretoria é colocar em prática projetos que impulsionem o desenvolvimento dos municípios da região.
“Vamos melhorar a vida das pessoas da nossa região. Mais de 1 milhão de pessoas vivem aqui. É hora de sair do papel e colocar em prática projetos que alavanquem os nossos municípios”, afirmou. Segundo ele, saúde, educação, meio ambiente e segurança serão as prioridades da gestão.
Entre as primeiras iniciativas anunciadas, está a criação de um escritório de projetos em Rio Preto para facilitar a formulação de políticas públicas e a captação de recursos. “Vamos encurtar o caminho entre as cidades e o governo estadual”, declarou o Coronel.
Durante o evento, foi divulgado que Rio Preto será a segunda cidade do Estado a integrar a infraestrutura de dados espaciais de São Paulo, atrás apenas da capital.
O sistema permitirá um mapeamento detalhado de informações geográficas e urbanas, fornecendo subsídios para uma administração mais eficiente.
A cerimônia contou com a presença do subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, José Police Neto, que apresentou o Programa Bairro Paulista, voltado à melhoria urbana e sustentabilidade. A iniciativa busca alinhar os municípios à proposta do governador Tarcísio de Freitas de “menos cinza, mais verde”, promovendo espaços urbanos mais integrados à natureza.
Os prefeitos também receberam o Caderno de Tipologias Urbanas Modulares, um guia com modelos para projetos habitacionais sustentáveis, pavimentação ecológica e uso de energia fotovoltaica na iluminação pública. As medidas visam aumentar a eficiência energética e reduzir custos para as administrações municipais.
O Conselho da Região Metropolitana de Rio Preto é composto por 37 municípios e tem papel estratégico na coordenação de ações conjuntas para o desenvolvimento regional.