Coronel vai a Brasília em busca de recursos para a Saúde de Rio Preto

Coronel vai a Brasília em busca de recursos para a Saúde de Rio Preto
Ministra Nísia (de costas) com deputado Motta (à esq.), coronel Fábio e Rubens Bottas, secretário de Saúde (Taysa Barros/Ministério da Saúde)

Com Rio Preto em situação de emergência por conta de uma epidemia de dengue, o prefeito de Rio Preto, Coronel Fábio Candido (PL), que completa um mês no cargo no próximo sábado, dia 1º de fevereiro, recorreu ao governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e ao governo Lula (PT) em busca de mais recursos para o município.

A relação de demandas levadas por ele inclui, além de recursos específicos para o combate à dengue, pleito de verba do governo federal para liberação de obras do PAC, renovação da frota de ambulâncias e verba para atenção básica.

A "peregrinação" do prefeito para ampliar os recursos no combate à dengue teve início na terça, 28, em São Paulo. O prefeito se encontrou com o chefe da Casa Civil, Arthur Lira, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. "Tratamos da Saúde Pública, representando a nossa região metropolitana. Firmamos importantes parcerias público-privadas que serão extremamente benéficas para a população, trazendo melhorias significativas para o atendimento e a infraestrutura da saúde", postou o prefeito nas redes sociais. Coronel não detalhou quais seriam as parcerias firmadas na publicação.

DENGUE

De acordo com dados da Prefeitura, Rio Preto registrou 36,3 mil casos de dengue no ano passado. Neste ano, são 1,9 mil casos confirmados e duas mortes.

Neste mês, a Prefeitura anunciou ampliação de leitos, assinou contrato emergencial com Funfarme/Hospital de Base e tem tomado medidas como ampliação no horário de atendimento de UBSs, além de limpeza de terrenos, nebulização e visitas de agentes de saúde a moradias.

Brasília

Nesta quarta, o prefeito foi até Brasília e se reuniu com a ministra de Saúde, Nísia Trindade. A audiência em Brasília com a ministra foi articulada pelo deputado federal de Rio Preto Luiz Carlos Motta (PL), que também estava na reunião, assim como o secretário de Saúde de Rio Preto, Rubem Bottas.

Segundo comunicado divulgado pela assessoria do deputado federal, Coronel Fábio “destacou à ministra a gravidade da situação e a necessidade de apoio emergencial do governo federal para ampliar as ações de enfrentamento à doença”.

“Precisamos de investimentos urgentes para conter o avanço da dengue. Garantir assistência adequada aos pacientes é minha prioridade. Com o apoio do governo federal, vamos ampliar ainda mais nossas ações”, afirmou o prefeito, no comunicado divulgado nesta quarta.

A assessoria afirmou, ainda, que Coronel Fábio também encaminhou à ministra pedidos de investimentos na atenção básica, liberação de obras do PAC, renovação da frota de ambulâncias e repasse de recursos para fortalecimento do setor.

Segundo o comunicado, a ministra “se comprometeu a buscar soluções para apoiar Rio Preto tanto no combate à dengue quanto na ampliação dos investimentos na saúde".