Diretor diz que gestões passadas 'aniquilaram a credibilidade do Santos'

O diretor-executivo de futebol do Santos, Alexandre Mattos, concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira e expôs o cenário que o clube enfrenta no mercado para conseguir reforços. Segundo ele, gestões passadas prejudicaram a imagem do clube em termos de negociação, dificultando a tarefa de reforçar o elenco. Ainda na conversa com os jornalistas, o dirigente colocou a figura de Neymar como trunfo para atrair novos nomes: “Todos desejam jogar com ele”.
Em meio à necessidade urgente de reação no Campeonato Brasileiro (o Santos ocupa a 16ª posição com os mesmos 22 pontos do Vitória, 17º colocado, e primeiro time na zona de rebaixamento), Mattos comentou sobre a dificuldade que a agremiação tem para efetivar as negociações.
“Aniquilaram a credibilidade (do clube). A grande maioria dos times não quer conversar ou cria dificuldades. Isso se deve ao que o Santos fez no passado”, numa referência às gestões anteriores.
Além do retorno esportivo, que nesse caso seria a manutenção da equipe na Série A do Brasileiro, Mattos afirmou ainda que recuperar o Santos é também um objetivo da diretoria.
“Se sair com um legado de resgatar a credibilidade, serei um profissional realizado. Esse é o grande trabalho. Vamos trabalhar dia e noite para que isso aconteça sendo direto e transparente, não fazendo nada fora da realidade”, afirmou.
A missão de afastar o Santos da zona do rebaixamento tem uma relação direta com um elenco mais forte. Nessa direção, Mattos vê a presença de Neymar como um fator positivo para atrair reforços de bom nível.
“Neymar é mais que um atleta, é um filho que o Santos tem e que brilhou no mundo. Ele é uma arma para negociações. Todos desejam jogar ao lado dele”, disse o dirigente.
A mudança no comando técnico também foi abordada na entrevista. A chegada de Juan Pablo Vojvoda para substituir Cleber Xavier foi encarada como positiva para o clube, principalmente neste cenário de crise e grande instabilidade.
“Ele teve uma longa permanência no Fortaleza com um trabalho mental excepcional. Conseguimos trazer um técnico muito cobiçado que aceitou vir neste momento de luta para sair desta situação.”
Por fim, o diretor-executivo se manifestou em relação à torcida. O tom do discurso foi uma relação de transparência. “A melhor maneira de se comunicar é sendo transparente e direto, assumindo os erros e mostrando os acertos para chegar onde queremos”, afirmou Mattos.